O potencial formativo do Pibid pela perspectiva dos formadores de professores

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este trabalho apresenta o potencial formativo a partir da experiência no Pibid, do ponto de vista de concepções e práticas, de formadores de professores atuantes no citado programa e em cursos de Licenciatura em Biologia, em Física e em Matemática, oriundos de três instituições de ensino superior do Sul do Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove docentes. Os dados, analisados à luz da Análise Textual Discursiva, apontam para o fato de que a experiência no interior do Pibid auxilia a repensar o currículo dos cursos de licenciatura nessas instituições, aproximando os docentes da realidade escolar e possibilitando o aprofundamento de temáticas que impactam a formação dos licenciandos. O estudo sinaliza também que ainda não é clara, para os formadores, a relação entre as contribuições do programa e seu desenvolvimento profissional docente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Elisa Prestes Massena Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Maria Isabel da Cunha Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Biografia
Elisa Prestes Massena, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Doutora em Educação pela UFRJ, docente do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.
Maria Isabel da Cunha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Doutora em Educação pela UNICAMP e com pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri. Professora titular do PPGEducação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MASSENA, E. P.; CUNHA, M. I. DA. O potencial formativo do Pibid pela perspectiva dos formadores de professores. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30, 22 dez. 2016.

Seção

Experiências

Publicado:

Dez 22, 2016
Palavras-chave:

Pibid. Formadores de Professores. Formação de Professores.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.