Programas de pós-graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária?
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
O texto aborda os resultados de uma pesquisa realizada junto a professores-pesquisadores, coordenadores de programas de pós-graduação (PPG) em Educação de duas universidades públicas brasileiras, que procurou compreender como os PPGs da área da Educação acolhem docentes com formação em campos científicos distintos e se as questões da docência na educação superior fazem parte das preocupações desses programas. Os dados indicaram que a representação de docência universitária compartilhada pelos participantes vincula o ensino à pesquisa, entretanto, os saberes pedagógicos são expressos mediante formulações genéricas. A pós-graduação stricto sensu é percebida como o lugar privilegiado para a formação do docente universitário; todavia, os coordenadores reconhecem que os programas concentram sua atenção na formação do pesquisador, consoante as práticas reguladoras da Capes.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Docência Universitária. Formação de Professor. Programas de Pós-Graduação em Educação University Teachnig. Professor’s Formation. Graduate Programs in Education. Docencia Universitaria. Formación de Profesor. Planes de Posgrado en Educación.