A CAPES E SUAS SETE DÉCADAS trajetória da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil

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Resumo

Este estudo teve como objetivo principal apresentar o panorama da pós-graduação nacional, modalidade stricto sensu, desde a criação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes aos dias atuais. Para isso, realizaram-se pesquisas em relatórios institucionais e de sistemas públicos, bem como recorreu-se a fontes bibliográficas, legislações específicas e à elaboração de estatísticas descritivas no que concerne à evolução da pós-graduação nacional. Como principais conclusões, destaca-se que a pós-graduação surgiu, sobretudo, da necessidade nacional de qualificação de pessoal para o atender às demandas dos empreendimentos públicos e privados que forneceriam as bases para o desenvolvimento do país. A trajetória da pós-graduação brasileira não se dissocia da criação da Capes e da condução de seus Coordenadores, em especial, Anísio Teixeira, seu fundador. Destaca-se o crescimento tanto do número de cursos oferecidos, como do quantitativo de matrículas e titulações da pós-graduação nacional, embora de maneira assimétrica em relação às regiões do país. Para pesquisas futuras, sugere-se realizar uma análise da evolução dos números da pós-graduação brasileira stricto sensu desde a sua origem, com base em evidências e acontecimentos históricos, no Plano Nacional de Pós-Graduação e na Estratégia Nacional de Desenvolvimento.

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Autores
  • Thiago Luiz de Oliveira Cabral a:1:{s:5:"pt_BR";s:38:"Universidade Federal de Santa Catarina";}
Biografia
Fernanda Cristina da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC na linha de pesquisa Gestão Universitária. Estuda modelos preditivos de evasão. Atua há mais de dez anos na área educacional com projetos de ensino, pesquisa e extensão. Foi monitora, analista educacional, coordenadora de tutoria e monitoria em projetos de EAD em larga escala e gerente de operações EdTech.

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC (2010). Mestre (2007) e Bacharel (2005) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. Coordenadora do curso de especialização em Gestão Pública. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária. Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, egressos, avaliação, empreendedorismo, estoques e compras. Participante dos grupos de pesquisa INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária e NEOGAP - Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas.

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe - IESALC, da Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación - HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração - CPGA e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016). É Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU e Chefe do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Membro da Organização Universitária Interamericana - OUI, Canadá, e Coordenador do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU, Região Brasil.

Referências

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Como Citar

CABRAL, T. L. de O.; SILVA, F. C. da; PACHECO, A. S. V.; MELO, P. A. de . A CAPES E SUAS SETE DÉCADAS: trajetória da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–22, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i36.1680. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1680. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

out. 29, 2020
Palavras-chave:

Postgraduate studies, University Management, Capes Posgrado, Gestión Universitaria, Capes Pós-graduação stricto sensu, Gestão Universitária, Capes