A CAPES E SUAS SETE DÉCADAS trajetória da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil

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Resumen

Este estudio tuvo como objetivo principal presentar el panorama del posgrado en Brasil, desde la creación de la Coordinación de Mejora de Personal de Nivel Superior - Capes hasta hoy. Para eso, se realizaron investigaciones sobre informes institucionales y sistemas públicos, así como el uso de fuentes bibliográficas, legislación específica y el desarrollo de estadísticas descriptivas acerca de la evolución del posgrado nacional. Como conclusiones principales, se destaca que el postgrado surgió, sobre todo, de la necesidad nacional de capacitación del personal para satisfacer las demandas de las empresas públicas y privadas que proporcionarían las bases para el desarrollo del país. La trayectoria del posgrado brasileño no está disociada de la creación de la Capes y la actuación de sus coordinadores, en particular, Anísio Teixeira, su fundador. Se destaca el crecimiento tanto del número de cursos ofrecidos como del número de inscripciones y titulaciones, aunque de forma asimétrica en relación con las regiones del país. Para futuras investigaciones, se sugiere llevar a cabo un análisis de la evolución de las estadísticas de los cursos de posgrado brasileños desde sus orígenes, con base en evidencia y eventos históricos, en el Plan Nacional de Posgrado y en la Estrategia Nacional de Desarrollo.

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Autores
  • Thiago Luiz de Oliveira Cabral a:1:{s:5:"pt_BR";s:38:"Universidade Federal de Santa Catarina";}
Biografia
Fernanda Cristina da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC na linha de pesquisa Gestão Universitária. Estuda modelos preditivos de evasão. Atua há mais de dez anos na área educacional com projetos de ensino, pesquisa e extensão. Foi monitora, analista educacional, coordenadora de tutoria e monitoria em projetos de EAD em larga escala e gerente de operações EdTech.

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC (2010). Mestre (2007) e Bacharel (2005) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. Coordenadora do curso de especialização em Gestão Pública. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária. Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, egressos, avaliação, empreendedorismo, estoques e compras. Participante dos grupos de pesquisa INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária e NEOGAP - Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas.

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe - IESALC, da Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación - HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração - CPGA e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016). É Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU e Chefe do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Membro da Organização Universitária Interamericana - OUI, Canadá, e Coordenador do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU, Região Brasil.

Referências

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Cómo citar

CABRAL, T. L. de O.; SILVA, F. C. da; PACHECO, A. S. V.; MELO, P. A. de . A CAPES E SUAS SETE DÉCADAS: trajetória da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil. Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–22, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i36.1680. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1680. Acesso em: 19 may. 2024.

Sección

Artigos

Publicado:

oct 29, 2020
Palabras clave:

Postgraduate studies, University Management, Capes Posgrado, Gestión Universitaria, Capes Pós-graduação stricto sensu, Gestão Universitária, Capes