Pós-graduação stricto sensu em Medicina: como está a formação pedagógica

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Resumo

São analisadas as disciplinas pedagógicas oferecidas nos programas de pós-graduação stricto sensu em Medicina, consultados nos Cadernos de Indicadores da Capes, 2006. As disciplinas foram categorizadas segundo as tendências pedagógicas descritas por Fusari (1988). Identificaram-se 186 programas, excluíram-se 10, sem dados disponíveis, e outros quatro de mestrado profissional. Não foram encontradas disciplinas pedagógicas em 50 programas e, nos 122 restantes, 56,56% indicam uma disciplina no currículo. Foram analisadas 214 disciplinas com tendência predominantemente crítico-reflexiva (38,2%), seguida da tradicional (24,7%) e da tecnicista (22,5%). Essa predominância, no entanto, não descarta a preocupação com a significativa presença das tendências tradicional e tecnicista, contrariando a recomendação das diretrizes curriculares nacionais para área da Saúde.

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Autores
  • Daniela Tavares Pimenta Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Victoria Maria Brant Ribeiro
  • Ester de Queirós Costa
  • Mariana Passos
Biografia
Referências

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Como Citar

PIMENTA, D. T.; RIBEIRO, V. M. B.; COSTA, E. de Q.; PASSOS, M. Pós-graduação stricto sensu em Medicina: como está a formação pedagógica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 14, 2010. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.17. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/17. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 31, 2010
Palavras-chave:

Educação Médica. Formação Pedagógica. Tendências Pedagógicas. Medical Education. Pedagogical Training. Pedagogical Tendencies. Educación Médica. Formación Pedagógica. Tendencias Pedagógicas.