LABORATÓRIO DE QUÍMICA E METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

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Resumo

O artigo tem como objetivo refletir o uso do laboratório de química na era da cultura digital, considerando-o uma metodologia ativa no processo de aprendizagem. Para isso, são relatadas fases do desenvolvimento humano conforme Piaget e Vygotsky, com a continuidade abordando o laboratório para os estudantes do Ensino Médio, considerando a faixa etária e a necessidade de conhecimentos mínimos sobre reagentes e equipamentos presentes neste espaço físico. A metodologia exploratória de cunho bibliográfica utilizada possibilitará a sequência deste estudo, utilizando às diretrizes do Ensino Médio a partir do ano de 1990, e a relação entre o laboratório de química e as metodologias ativas, tema em voga na educação. Os resultados apontam que a mobilização de conceitos e as discussões coletivas propiciadas na realização de um experimento, possibilitam aos estudantes atuarem como sujeitos ativos do processo, além de associarem a química a questões éticas e de responsabilidade social. Por fim, deve-se levar em conta o laboratório de química como uma metodologia ativa de aprendizagem para a formação de cidadãos éticos e comprometidos com o planeta.

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Autores
  • Maria Celeste Caberlon Maggioni a:1:{s:5:"pt_BR";s:41:"Universidade Federal do Rio Grande do Sul";}
  • Israel Caberlon Maggioni
  • Márcia Finimundi Nóbile
Biografia
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Como Citar

CABERLON MAGGIONI, M. C.; CABERLON MAGGIONI, I.; FINIMUNDI NÓBILE, M. LABORATÓRIO DE QUÍMICA E METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 1–15, 2021. DOI: 10.21713/rbpg.v17i37.1799. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1799. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 29, 2021
Palavras-chave:

Chemistry la. Active methodology. Learning. Laboratorio de Química. Metodología activa. Aprendizaje. Laboratório de química. Metodologia ativa. Aprendizagem.