LABORATÓRIO DE QUÍMICA E METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
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O artigo tem como objetivo refletir o uso do laboratório de química na era da cultura digital, considerando-o uma metodologia ativa no processo de aprendizagem. Para isso, são relatadas fases do desenvolvimento humano conforme Piaget e Vygotsky, com a continuidade abordando o laboratório para os estudantes do Ensino Médio, considerando a faixa etária e a necessidade de conhecimentos mínimos sobre reagentes e equipamentos presentes neste espaço físico. A metodologia exploratória de cunho bibliográfica utilizada possibilitará a sequência deste estudo, utilizando às diretrizes do Ensino Médio a partir do ano de 1990, e a relação entre o laboratório de química e as metodologias ativas, tema em voga na educação. Os resultados apontam que a mobilização de conceitos e as discussões coletivas propiciadas na realização de um experimento, possibilitam aos estudantes atuarem como sujeitos ativos do processo, além de associarem a química a questões éticas e de responsabilidade social. Por fim, deve-se levar em conta o laboratório de química como uma metodologia ativa de aprendizagem para a formação de cidadãos éticos e comprometidos com o planeta.
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Autores
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Como Citar
Chemistry la. Active methodology. Learning. Laboratorio de Química. Metodología activa. Aprendizaje. Laboratório de química. Metodologia ativa. Aprendizagem.