A equipe interdisciplinar no contexto hospitalar
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
A interdisciplinaridade tem sido um tema central na área da saúde. O desafio que ela propõe é a aplicabilidade do saber interdisciplinar nas práticas de saúde. O presente artigo discute a interdisciplinaridade no contexto da saúde e tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão narrativa, o trabalho interdisciplinar de equipes de saúde no contexto hospitalar. Os resultados evidenciaram dificuldades para que o trabalho em equipe se efetive, uma vez que a dinâmica das práticas de saúde no hospital atualmente ainda privilegia a especialização e o saber uni profissional. A reformulação da formação nas instituições de ensino é uma aposta promissora para a construção do trabalho em equipe sustentado pela perspectiva interdisciplinar.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
AZEVEDO, A. B et al. Formação interdisciplinar em saúde e práticas coletivas. Saúde em Debate, 41 (113) Abr-Jun, 2017.
BORTAGARAI, F. M. et al. A interconsulta como dispositivo interdisciplinar em um grupo de intervenção precoce. Distúrb Comum, 27(2): 392-400, São Paulo, 2015. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/20851> Acesso em: 22 de set. de 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza-SUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde – 2. Ed. 5 reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde. (Série B. Textos Básicos de Saúde) 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. – 4. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf> Acesso em: 13 de ago. de 2019
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? – 1. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018 Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf> Acesso em: 12 de ago. de 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, 2007.
BRUM, C. N.de; et al. Revisão narrativa da literatura: aspectos conceituais e metodológicos na construção do conhecimento da enfermagem. In: Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. LACERDA, M. R.; COSTENARO, R. G. S. (Orgs.). Porto Alegre: Moriá, 2016. p. 123-141
CAPRARA, A; FRANCO, A. S. A relação paciente-médico: para uma humanização da prática médica. In: Cadernos de Saúde Pública, v. 15, n. 3, p. 647-654, Rio de Janeiro, 1999.
CARDOSO, C. G; HENNINGTON, E. A. Trabalho em equipe e reuniões multiprofissionais de saúde: uma construção à espera pelos sujeitos da mudança. Trab. Educ. Saúde, v. 9, supl. 1, p. 85-112, Rio de Janeiro, 2011.
CECCIM, R.B. Conexão e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. In: Interface: comunicação, saúde e educação. 22(supl.2):1739-49, 2018.
CECCIM, R. B; FEUERWERKER, L. C. M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad. Saúde Pública, 20(5): 1400-1410, Rio de Janeiro, 2004.
COSTA, M. V. et al. Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional. In: Interface: comunicação, saúde e educação, v. 19 Supl I: 709-20, 2015.
FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo, Papirus Editora, 1994.
FILHO, J. R. F. et al. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. In: Saúde em Debate. V. 43, nº especial 1, p. 86-96, Rio de Janeiro, 2019.
FIORIN, P. B. G. et al. O ensino interdisciplinar na área da saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional. In: Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108. v. 16 n. 2 pg.30-43, 2014. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551> Acesso em: 02 de out. de 2019.
GALVÁN, G. B. Equipes de saúde: o desafio da integração disciplinar. Rev. SBPH, v.10, n.2, Rio de Janeiro, 2007.
GUZINSKI, C. et al. Boas práticas para comunicação efetiva: a experiência do round interdisciplinar em cirurgia ortopédica. Rev. Gaúcha Enferm. 2019.
JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976.
LEIS, H. R. Sobre o conceito de Interdisciplinaridade. In: Cadernos de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas. Nº 73, 1678-7730, Florianópolos, 2005.
LIMA, V. V; et al. Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional. In: Interface: comunicação, saúde e educação (Botucatu), vol.22 supl.2, 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/icse/v22s2/1807-5762-icse-22-s2-1549.pdf> Acesso em: 03 de dez. de 2019.
MATOS, E; et al. Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: contribuições para novas formas de organização do trabalho em saúde. In: Rev. Brasileira de Enfermagem REBEn. 63(5): 775-81. Brasília, 2010.
RIOS, D. R. S; et al. Diálogos interprofissionais e interdisciplinares na prática extensionista: o caminho para a inserção do conceito ampliado de saúde na formação acadêmica. Interface: comunicação, saúde e educação (Botucatu), vol. 23, Epub Aug/2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/icse/v23/1807-5762-icse-23-e180080.pdf> Acesso em: 28 de nov. de 2019.
ROCHA, E. N; LUCENA, A. F. Projeto Terapêutico Singular e Processo de Enfermagem em uma perspectiva de cuidado interdisciplinar. In: Revista Gaúcha Enferm. Vol.39, Porto Alegre, 2018. Disponível em:
ROJAS, F. L. L. et al. Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde. In: Journal Health NPEPS, 4(2):310-330. 2019. Disponível em: < https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730/3362> Acesso em: 17 de dez. de 2019.
SANTOS, R. N. L. C. et al. Integralidade e interdisciplinaridade na formação de estudantes de medicina. In: Rev. Bras. Educ. Med. Vol. 39 no.3. Rio de Janeiro, 2015.
PASCHE, D. F. Pistas metodológicas para se avançar na humanização dos hospitais do Brasil. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos HumanizaSUS: Atenção Hospitalar. Série B. Textos Básicos de Saúde. vol. 3. Brasília, 2011.
PUPPIN, M. A. P; SABÓIA, V. M. A interdisciplinaridade como estruturante no processo de formação e de cuidado em saúde. In: Rev. Enferm. UFPE, 11(Supl. 10): 4065-71. Recife, 2017.
TRINDADE, D. F. Interdisciplinaridade: um novo olhar sobre as ciências. In: O que é Interdisciplinaridade? Ivani Fazenda (org.) São Paulo, Editora Cortez, 2008.
VILELA, M. V. F. Reflexões sobre o histórico e caminhos da interdisciplinaridade na educação superior no Brasil. In: Journal Health NPEPS, 4(1): 6-15, 2019. Disponível em: < https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-999637> Acesso em: 15 de jan. de 2020.
WANDERBROOCKE, A. C. N. S. et al. O sentido de comunidade em uma equipe multiprofissional hospitalar: hierarquia, individualismo, conflito. In: Trab. Educ. Saúde, v.16 n.2, p.1.157-1.176, set/dez. 2018. Disponível em:
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
interdisciplinary communication, interdisciplinary practices, interprofessional education comunicación interdisciplinaria, prácticas interdisciplinarias, educación interprofesional comunicação interdisciplinar, práticas interdisciplinares, educação interprofissional