A equipe interdisciplinar no contexto hospitalar

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Resumo

A interdisciplinaridade tem sido um tema central na área da saúde. O desafio que ela propõe é a aplicabilidade do saber interdisciplinar nas práticas de saúde. O presente artigo discute a interdisciplinaridade no contexto da saúde e tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão narrativa, o trabalho interdisciplinar de equipes de saúde no contexto hospitalar. Os resultados evidenciaram dificuldades para que o trabalho em equipe se efetive, uma vez que a dinâmica das práticas de saúde no hospital atualmente ainda privilegia a especialização e o saber uni profissional. A reformulação da formação nas instituições de ensino é uma aposta promissora para a construção do trabalho em equipe sustentado pela perspectiva interdisciplinar.

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Autores
  • Nathália Lopes Fundação Oswaldo Cruz
  • Valéria Lagrange Fundação Oswaldo Cruz
  • Margarete Tavares Fundação Oswaldo Cruz
Biografia
Nathália Lopes, Fundação Oswaldo Cruz

Mestranda em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz). Especialista em Psicologia Hospitalar na Área da Infectologia (INI/Fiocruz). Graduada em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Tem experiência em Psicologia Hospitalar, Psicologia Clínica e em Pesquisas através de Iniciação Científica e em participação em projeto de pesquisa na UFRJ.

Débora Silva, Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Atua como enfermeira especialista em Oncologia ha 12 anos. Desde 2015, trabalha especificamente com pediatria oncológica, atuando em enfermaria de pre e pós operatório, bem como enfermagem clinica e cuidados paliativos a crianças e adolescentes hematopediatricos. Tem ainda, experiencia em ambulatório de quimioterapia e atendimento ao mulheres com câncer ginecológico. Aluna do Doutorado no Curso de Epidemiologia e Saúde Publica (ENSP/Fiocruz). Mestre em Ciências pelo programa de Saúde Pública e Meio Ambiente (ENSP/Fiocruz). Possui Graduação em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense(2007), pós-graduação em Enfermagem em promoção da saúde pela Universidade Federal Fluminense(2007), Residência em enfermagem em Oncologia pelo INCA/MS(2009) e Pós-graduação em Pesquisa Clínica pelo Serviço de Pesquisa Clínica/INCA (2009). 

Valéria Lagrange, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) e mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (1996). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, gestão em saúde, recursos humanos em saúde e políticas públicas de saúde.

Margarete Tavares, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), graduação em Educação Religiosa pelo Instituto Batista de Educação Religiosa (1993), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2010) e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2017). Atualmente é professor adjunto mestre da Universidade do Grande Rio e tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Indicadores de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilancia em saúde, vigilância epidemiológica, indicadores de saúde, esporotricose e atuação do enfermeiro.

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Como Citar

SOARES DOS SANTOS LOPES, N.; SANTOS SILVA, D.; LAGRANGE MOUTINHO DOS REIS, V.; BERNARDO TAVARES DA SILVA, M. A equipe interdisciplinar no contexto hospitalar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 1–20, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v17i38.1822. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1822. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

jun. 1, 2022
Palavras-chave:

interdisciplinary communication, interdisciplinary practices, interprofessional education comunicación interdisciplinaria, prácticas interdisciplinarias, educación interprofesional comunicação interdisciplinar, práticas interdisciplinares, educação interprofissional