Representação das produções intelectuais bibliográficas do PROFEPT um estudo baseado na rede semântica das dissertações defendidas nos anos 2017-2019

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo busca, através da análise de redes semânticas, discutir como se constituem as redes de representação das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) apresentadas no período de 2017-2019. A rede semântica de títulos é um dos caminhos teóricos para estudos de processos cognitivos e, por isso, uma oportunidade para conhecer os principais temas discutidos nas produções intelectuais bibliográficas sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa possui abordagem quali-quantitativa, e adota como metodologias a pesquisa documental e a análise de redes sociais. Dentre os resultados, foi possível verificar: coerência entre os termos de maior incidência nas redes com os temas relevantes no contexto da EPT; uma maior diversidade dos termos predominantes, à medida em que foram aumentando o número de dissertações defendidas; além das topologias das redes sugerirem que há uma convergência conceitual na elaboração dos títulos e que as palavras estão coerentes com as bases da proposta do PROFEPT. Enfim, espera-se ter contribuído para a compreensão da diversidade temática do programa e para o processo de construção e difusão de conhecimento sobre o PROFEPT.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Adriana Maria de Almeida Maia Campos
  • Eneida Santana de Ávila Goulart IFBA
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro IFBA
  • Rafael Mascarenhas Moraes IFBA
  • Josimar dos Santos da Cruz IFBA
  • Elis Fábia Lopes Cabral IFBA
  • Roberto Luiz Souza Monteiro SENAI/CIMATEC
Biografia
Adriana Maria de Almeida Maia Campos

Administradora formada pela UFBA servidora do IFBAIANO. Mestranda em Educação Profissional Tecnológica pelo IFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde - Ticase.

Eneida Santana de Ávila Goulart , IFBA

Bibliotecária-Documentalista. Doutoranda em Difusão do Conhecimento -PPGAC(UFBA). Mestre em Ciência da Informação - ICI (UFBA). Especialista em Educação a Distância: tecnologias Educacionais - (IFPR). É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde- Ticase, linha de pesquisa Informação, Difusão do Conhecimento e Redes Complexas.

Tereza Kelly Gomes Carneiro, IFBA

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2014) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2005). É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia -Campus Camaçari. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL (1997). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Batista Brasileira- FBB (2011). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Informação e Educação- Ticase do IFBA. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do IFBA. Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais de Magistério da Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA. Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Tecnologia Social e Educacional, atuando com os seguintes temas de pesquisa: Educação; Ensino, Educação Profissional, Estágio Supervisionado; Educação Tecnológica e Educação a Distância. Estuda nas seguintes linhas de pesquisas: Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT; Tecnologia, Informação e Educação e Educação e Tecnologia.

Rafael Mascarenhas Moraes , IFBA

Enfermeiro. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo PRFEPT / IFBA. Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência SESAB. Coordenador do Serviço Médico Odontológico do IFBA Campus Salvador. É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde - Ticase.

Josimar dos Santos da Cruz, IFBA

Licenciando em Matemática. Bolsista de Iniciação Científica FAPESB. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde- TICASE

Elis Fábia Lopes Cabral, IFBA

Pedagoga. Mestre em Educação Profissional Tecnológica. Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde - Ticase.

Roberto Luiz Souza Monteiro , SENAI/CIMATEC

Roberto Luiz Souza Monteiro possui pós-doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC, doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Modelagem Computacional pela Fundação Visconde de Cairu, bacharelado em Sistemas de Informação, pela Universidade Estácio de Sá e licenciatura em Administração pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia e do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Tem experiência na área de Informática e Sociedade, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem Formais e Autômatos e Modelagem Computacional com ênfase em Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de compiladores, sistemas embarcados, análise de redes sociais e complexas e inteligência artificial.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília, DF: MEC, SETEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento de Área: n. 46 - Ensino. (2019). Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução do conselho superior nº 161/2016, de 16 de setembro de 2016. Disponível:https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2017
/Documentos/Res_CS_161_2016_-Cria_o_Programa_de_P%C3%B3sgradua%C3%A7%
C3%A3o_em_Educa%C3%A7%C3%A3o_Profissional_e_Tecnol%C3%B3gica_e_aprova_seu_Regulamento_interno.pdf . Acesso em: 21 set. 2021.

CAMPOS, Adriana. CARNEIRO, Tereza Kelly. Possibilidades De Articulação Entre As Bases Conceituais Da EPT E o PDI nos Institutos Federais. Cadernos De Educação Básica, n., v. 2020, p. 123. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/
view/3057/1906. Acesso em: 21 set. 2021.

CARNEIRO, Tereza Kelly. Redes de afinidades como estratégia de gestão pedagógica e difusão do conhecimento em cursos na modalidade a distância. Tese. Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Universidade Federal da Bahia. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16842/1/REDES%20DE%20AFINIDADE%20COMO%20ESTRAT%C3%89GIA%20DE%20GEST%C3%83O%20PEDAG%C3%93GICA%20E%20DIFUS%C3%83O%20DO%20CONHECIMENTO%20EM%20CURSOS%20NA%20MODALIDADE%20A%20DIST%C3%82NCIA.pdf . Acesso em: 21 set. 2021.

FADIGAS, Inácio.; TRAZIBULO, Henrique.; MORET, Marcelo; PEREIRA, Hernane. Análise de redes semânticas baseada em títulos de artigos de periódicos científicos: o caso dos periódicos de divulgação matemática. Educ. Mat. Pesquisa, v. 11, n. 1, p. 167–193, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/viewFile/2139/1665. Acesso em: 21 set. 2021.

GAMBOA, Silvio. As condições da produção científica em educação: do modelo de áreas de concentração aos desafios das linhas de pesquisa. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v.4, n.2, p.78-93, jun. 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.
unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/624/639. Acesso em: 21 set. 2021.

KRIPKA, Rosana; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danuza. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones UNAD, Bogotá, v. 14, n. 2, p. 55-73, 2015.

MENEGASSI, Renilson., CHAVES, Maria Izabel. O título e sua função estratégica na articulação do texto. Linguagem & Ensino, v. 3, n.1, p.27-44, 20002. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/viewFile/15510/9692. Acesso em: 21 set. 2021.

OLIVEIRA, Rute. Ligações Preferenciais em Redes Complexas: Modelo de Desafinidade. Dissertação.Programa de Pós-Graduação em Física.Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018, Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26848/1/Liga%
C3%A7%,C3%B5,espreferenciaisredes_Oliveira_2018.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

PEREIRA, Hernane, FADIGAS, Inacio., SENNA, Valter. e MORET, Marcelo. (2011). Semantic networks based on titles of scientific papers. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, 390(6):1192–1197. Disponível em: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/227. Acesso em: 21 set. 2021.

SILVA, Priscila; DEL PINO, José Claudio. O Mestrado Profissional na área de Ensino. HOLOS, ano 32, v. 8, p. 318-337, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5079. Acesso em: 10 set. 2021.

TRAVERS, Jeffrey; MILGRAM, Stanley. An experimental study of the small world problem. Sociometry, v. 32, n. 4, p. 425-443, dez. 1969. Disponível: https://snap.stanford.edu/class/cs224w-readings/travers69smallworld.pdf. Acesso: 21 set. 2021.

TICHY, Noel.; TUSCHMAN, Michel.; FOMBRUM, Charles. Social network analysis for organization. Academy of Management Review, v. 4, n. 4, 1979. Disponível em: https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/amr.1979.4498309. Acesso em: 21 set. 2021.

ZANCAN, Claudio; SANTOS, Paulo; CAMPOS, Vanessa. As contribuições teóricas da Análise de Redes Sociais (ARS) aos estudos organizacionais. Revista Alcance - Eletrônica, v. 19, n. 1, p. 62-82, jan./mar. 2012. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php
/ra/article/view/2166. Acesso em: 21 set. 2021.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CAMPOS, A. M. de A. M.; SANTANA DE ÁVILA GOULART , E.; GOMES CARNEIRO, T. K. .; MASCARENHAS MORAES , R.; DOS SANTOS DA CRUZ, J. .; LOPES CABRAL, E. F.; SOUZA MONTEIRO , R. L. Representação das produções intelectuais bibliográficas do PROFEPT: um estudo baseado na rede semântica das dissertações defendidas nos anos 2017-2019. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–26, 2023. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1833. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1833. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

ago. 24, 2023
Palavras-chave:

1. Professional and Technological Education. 2. Graduate program. 3. Semantic Networks. 4. Social Network Analysis. 1. Educación Profesional y Tecnológica. 2. Programa de posgrado. 3. Redes semánticas. 4. Análisis de redes sociales. Educação profissional e tecnológica, Programa de pós-graduação, Redes semânticas, Análise de redes sociais

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.