Representação das produções intelectuais bibliográficas do PROFEPT um estudo baseado na rede semântica das dissertações defendidas nos anos 2017-2019

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Abstract

This article seeks, through the analysis of semantic networks, to discuss how the representation networks of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (PROFEPT) dissertations presented in the period 2017-2019 are constituted. The semantic network of titles is one of the theoretical paths for the study of cognitive processes and, therefore, an opportunity to learn about the main themes discussed in bibliographical intellectual productions on Professional and Technological Education (EPT). The research has a quali-quantitative approach, and adopts documentary research and social network analysis as methodologies. Among the results, it was possible to verify: coherence between the terms with the highest incidence in the networks with the relevant themes in the context of the EPT; a greater diversity of prevailing terms, as the number of dissertations defended increased; besides the network topologies suggest that there is a conceptual convergence in the elaboration of the titles and that the words are coherent with the bases of the PROFEPT proposal. Finally, it is expected to have contributed to the understanding of the program's thematic diversity and to the process of construction and dissemination of knowledge about PROFEPT.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Adriana Maria de Almeida Maia Campos
  • Eneida Santana de Ávila Goulart IFBA
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro IFBA
  • Rafael Mascarenhas Moraes IFBA
  • Josimar dos Santos da Cruz IFBA
  • Elis Fábia Lopes Cabral IFBA
  • Roberto Luiz Souza Monteiro SENAI/CIMATEC
Biografia
Adriana Maria de Almeida Maia Campos

Administradora formada pela UFBA servidora do IFBAIANO. Mestranda em Educação Profissional Tecnológica pelo IFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde - Ticase.

Eneida Santana de Ávila Goulart , IFBA

Bibliotecária-Documentalista. Doutoranda em Difusão do Conhecimento -PPGAC(UFBA). Mestre em Ciência da Informação - ICI (UFBA). Especialista em Educação a Distância: tecnologias Educacionais - (IFPR). É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde- Ticase, linha de pesquisa Informação, Difusão do Conhecimento e Redes Complexas.

Tereza Kelly Gomes Carneiro, IFBA

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2014) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2005). É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia -Campus Camaçari. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL (1997). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Batista Brasileira- FBB (2011). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Informação e Educação- Ticase do IFBA. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do IFBA. Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais de Magistério da Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA. Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Tecnologia Social e Educacional, atuando com os seguintes temas de pesquisa: Educação; Ensino, Educação Profissional, Estágio Supervisionado; Educação Tecnológica e Educação a Distância. Estuda nas seguintes linhas de pesquisas: Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT; Tecnologia, Informação e Educação e Educação e Tecnologia.

Rafael Mascarenhas Moraes , IFBA

Enfermeiro. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo PRFEPT / IFBA. Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência SESAB. Coordenador do Serviço Médico Odontológico do IFBA Campus Salvador. É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde - Ticase.

Josimar dos Santos da Cruz, IFBA

Licenciando em Matemática. Bolsista de Iniciação Científica FAPESB. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde- TICASE

Elis Fábia Lopes Cabral, IFBA

Pedagoga. Mestre em Educação Profissional Tecnológica. Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde - Ticase.

Roberto Luiz Souza Monteiro , SENAI/CIMATEC

Roberto Luiz Souza Monteiro possui pós-doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC, doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Modelagem Computacional pela Fundação Visconde de Cairu, bacharelado em Sistemas de Informação, pela Universidade Estácio de Sá e licenciatura em Administração pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia e do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Tem experiência na área de Informática e Sociedade, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem Formais e Autômatos e Modelagem Computacional com ênfase em Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de compiladores, sistemas embarcados, análise de redes sociais e complexas e inteligência artificial.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília, DF: MEC, SETEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento de Área: n. 46 - Ensino. (2019). Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução do conselho superior nº 161/2016, de 16 de setembro de 2016. Disponível:https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2017
/Documentos/Res_CS_161_2016_-Cria_o_Programa_de_P%C3%B3sgradua%C3%A7%
C3%A3o_em_Educa%C3%A7%C3%A3o_Profissional_e_Tecnol%C3%B3gica_e_aprova_seu_Regulamento_interno.pdf . Acesso em: 21 set. 2021.

CAMPOS, Adriana. CARNEIRO, Tereza Kelly. Possibilidades De Articulação Entre As Bases Conceituais Da EPT E o PDI nos Institutos Federais. Cadernos De Educação Básica, n., v. 2020, p. 123. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/
view/3057/1906. Acesso em: 21 set. 2021.

CARNEIRO, Tereza Kelly. Redes de afinidades como estratégia de gestão pedagógica e difusão do conhecimento em cursos na modalidade a distância. Tese. Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Universidade Federal da Bahia. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16842/1/REDES%20DE%20AFINIDADE%20COMO%20ESTRAT%C3%89GIA%20DE%20GEST%C3%83O%20PEDAG%C3%93GICA%20E%20DIFUS%C3%83O%20DO%20CONHECIMENTO%20EM%20CURSOS%20NA%20MODALIDADE%20A%20DIST%C3%82NCIA.pdf . Acesso em: 21 set. 2021.

FADIGAS, Inácio.; TRAZIBULO, Henrique.; MORET, Marcelo; PEREIRA, Hernane. Análise de redes semânticas baseada em títulos de artigos de periódicos científicos: o caso dos periódicos de divulgação matemática. Educ. Mat. Pesquisa, v. 11, n. 1, p. 167–193, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/viewFile/2139/1665. Acesso em: 21 set. 2021.

GAMBOA, Silvio. As condições da produção científica em educação: do modelo de áreas de concentração aos desafios das linhas de pesquisa. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v.4, n.2, p.78-93, jun. 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.
unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/624/639. Acesso em: 21 set. 2021.

KRIPKA, Rosana; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danuza. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones UNAD, Bogotá, v. 14, n. 2, p. 55-73, 2015.

MENEGASSI, Renilson., CHAVES, Maria Izabel. O título e sua função estratégica na articulação do texto. Linguagem & Ensino, v. 3, n.1, p.27-44, 20002. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/viewFile/15510/9692. Acesso em: 21 set. 2021.

OLIVEIRA, Rute. Ligações Preferenciais em Redes Complexas: Modelo de Desafinidade. Dissertação.Programa de Pós-Graduação em Física.Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018, Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26848/1/Liga%
C3%A7%,C3%B5,espreferenciaisredes_Oliveira_2018.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

PEREIRA, Hernane, FADIGAS, Inacio., SENNA, Valter. e MORET, Marcelo. (2011). Semantic networks based on titles of scientific papers. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, 390(6):1192–1197. Disponível em: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/227. Acesso em: 21 set. 2021.

SILVA, Priscila; DEL PINO, José Claudio. O Mestrado Profissional na área de Ensino. HOLOS, ano 32, v. 8, p. 318-337, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5079. Acesso em: 10 set. 2021.

TRAVERS, Jeffrey; MILGRAM, Stanley. An experimental study of the small world problem. Sociometry, v. 32, n. 4, p. 425-443, dez. 1969. Disponível: https://snap.stanford.edu/class/cs224w-readings/travers69smallworld.pdf. Acesso: 21 set. 2021.

TICHY, Noel.; TUSCHMAN, Michel.; FOMBRUM, Charles. Social network analysis for organization. Academy of Management Review, v. 4, n. 4, 1979. Disponível em: https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/amr.1979.4498309. Acesso em: 21 set. 2021.

ZANCAN, Claudio; SANTOS, Paulo; CAMPOS, Vanessa. As contribuições teóricas da Análise de Redes Sociais (ARS) aos estudos organizacionais. Revista Alcance - Eletrônica, v. 19, n. 1, p. 62-82, jan./mar. 2012. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php
/ra/article/view/2166. Acesso em: 21 set. 2021.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


How to Cite

CAMPOS, A. M. de A. M.; SANTANA DE ÁVILA GOULART , E.; GOMES CARNEIRO, T. K. .; MASCARENHAS MORAES , R.; DOS SANTOS DA CRUZ, J. .; LOPES CABRAL, E. F.; SOUZA MONTEIRO , R. L. Representação das produções intelectuais bibliográficas do PROFEPT: um estudo baseado na rede semântica das dissertações defendidas nos anos 2017-2019. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–26, 2023. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1833. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1833. Acesso em: 21 nov. 2024.

Keywords:

1. Professional and Technological Education. 2. Graduate program. 3. Semantic Networks. 4. Social Network Analysis. 1. Educación Profesional y Tecnológica. 2. Programa de posgrado. 3. Redes semánticas. 4. Análisis de redes sociales. Educação profissional e tecnológica, Programa de pós-graduação, Redes semânticas, Análise de redes sociais