A sociogênese do subcampo científico da Educação Física brasileira tensões no seu fazer científico

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Resumo

O ensaio objetivou analisar as condições e contextos, as continuidades e rupturas que foram intervenientes na apropriação dos objetos de estudo durante o processo de estruturação do subcampo científico da Educação Física no sistema de pós-graduação do Brasil. Os resultados amparados na obra de Pierre Bourdieu apontam para um contexto de estruturação do subcampo marcado pela interiorização de demandas externas do campo científico da pós-graduação brasileira somado à exteriorização da interioridade permeada por conflitos em torno da especificidade da identidade de área da Educação Física, sobretudo na dicotomia entre Ciências Naturais e Humanas que demarcou disputas no interior da produção científica da área. As principais conclusões indicam que a compreensão do universo científico na perspectiva bourdieusiana revelam os nexos que dificultariam a mobilização da “comunidade acadêmica” no sentido de solucionar as problemáticas relacionadas à área da Educação Física. Ademais, ao entender o espaço da ciência enquanto campo, rompe-se com a ideia de um corpo homogêneo de pesquisadores. Afinal a concorrência instaurada no subcampo da Educação Física reforça posturas científicas contrárias e demarcatórias de posição e ainda aumenta a necessidade de afirmação no campo, em muito, dependente da produção científica em forma de artigo nos mais altos estratos do Qualis Periódicos.

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Autores
  • Tatiana Sviesk Moreira UFPR
  • Juliano Souza UEM
  • Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo UEM
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR
Biografia
Tatiana Sviesk Moreira, UFPR

Mestre e Doutora em Educação Física - UFPR.

Juliano Souza, UEM

Mestre e Doutor em Educação Física - UFPR

Professor do Departamento de Educação Física - UEM

Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo, UEM

Mestre e Doutorando em Educação Física - UEM

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Doutor em Educação - UNICAMP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPR 

Referências

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Como Citar

SVIESK MOREIRA, T.; SOUZA, J.; HENRIQUE IGLESIAZ MENEGALDO, P.; MORAES E SILVA, M. A sociogênese do subcampo científico da Educação Física brasileira: tensões no seu fazer científico . Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–28, 2023. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1847. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1847. Acesso em: 27 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

abr. 10, 2023
Palavras-chave:

Educação Física; Pós-graduação; Identidade Epistemológica.

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