Engenharia, gênero e formação em ciências exatas análise da participação feminina em uma instituição de ensino superior

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Resumo

Esse artigo tem como propósito realizar uma análise da participação feminina em cursos superiores da área de ciências exatas, notadamente nas engenharias, em que há maior participação de discentes e docentes do sexo masculino. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionário a alunas e alunos de uma instituição de ensino superior, – o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – que oferece, majoritariamente, cursos na área de ciências exatas. A discussão de resultados, pautada pelo referencial de estudos de gênero, incorporou análises quantitativas e qualitativas e assim constatou que os cursos de engenharia investigados mantêm práticas discursivas e relações de poder sexualizadas, implicadas na dominação masculina hegemônica dentro desse segmento profissional.

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Autores
Biografia
Georgia de Souza Assumpção, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ. Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES.

Amanda Chousa Ferreira , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Estudante bolsista Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Federal de Educação Tecnológica.

Júlia Martins de Queiroz Candido, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ

Estudante bolsista CNPq pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ.

Paula Lichtenfels Halegua, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Estudante bolsista CNPq pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ.

Alexandre de Carvalho Castro , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Como Citar

ASSUMPÇÃO, G.; FERREIRA , A.; CANDIDO, J.; HALEGUA, P.; CASTRO , A. . Engenharia, gênero e formação em ciências exatas: análise da participação feminina em uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. especial, p. 1–26, 2023. DOI: 10.21713/rbpg.v18iespecial.1893. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1893. Acesso em: 17 maio. 2024.

Seção

Dossiê Temático

Publicado:

set. 13, 2023
Palavras-chave:

Genre, Exact Sciences, Engineering Education Género, Ciencias Exactas, Educación en Ingeniería Gênero, Ciências Exatas, Educação em Engenharia

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