Engenharia, gênero e formação em ciências exatas análise da participação feminina em uma instituição de ensino superior
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Esse artigo tem como propósito realizar uma análise da participação feminina em cursos superiores da área de ciências exatas, notadamente nas engenharias, em que há maior participação de discentes e docentes do sexo masculino. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionário a alunas e alunos de uma instituição de ensino superior, – o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – que oferece, majoritariamente, cursos na área de ciências exatas. A discussão de resultados, pautada pelo referencial de estudos de gênero, incorporou análises quantitativas e qualitativas e assim constatou que os cursos de engenharia investigados mantêm práticas discursivas e relações de poder sexualizadas, implicadas na dominação masculina hegemônica dentro desse segmento profissional.
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Autores
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Dossiê TemáticoPublicado:
set. 13, 2023Genre, Exact Sciences, Engineering Education Género, Ciencias Exactas, Educación en Ingeniería Gênero, Ciências Exatas, Educação em Engenharia
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