O uso das tecnologias digitais no ensino remoto da Matemática e aprendizagem da função afim segundo Raymond Duval revisão sistemática da literatura

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Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar, no âmbito das produções acadêmicas expressas em teses e dissertações, estudos que abordam o uso das tecnologias digitais no ensino remoto da matemática, considerando o ensino-aprendizagem da função afim à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. O estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utiliza como procedimento uma pesquisa bibliográfica. O levantamento dos dados abrangeu a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dentre os trabalhos encontrados, onze atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, integrando o corpus da pesquisa. Após análise, os textos foram agrupados em três categorias: I - Proposta de implementação do Ensino Remoto da matemática; II - Recursos tecnológicos usados nas aulas remotas de matemática; e III - Teoria dos Registros de Representação Semiótica/Ensino-aprendizagem da função afim. Os resultados evidenciam que, durante a pandemia, os recursos tecnológicos possibilitaram o ensino-aprendizagem da matemática na Educação Básica. As análises apontam também a relevância de trabalhar as conversões entre os registros de representação gráfica e algébrica para a aprendizagem da função afim, assim como as contribuições da utilização da Teoria dos Registros de Representações Semiótica, aliadas às tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem de funções e da função afim.


 

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Autores
  • Célia Finck Brandt Professora Adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa
Biografia
Referências

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Como Citar

GOMES DE OLIVEIRA, E.; FINCK BRANDT, C. O uso das tecnologias digitais no ensino remoto da Matemática e aprendizagem da função afim segundo Raymond Duval: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–22, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1896. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1896. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

dez. 19, 2022
Palavras-chave:

Remote Learning. Digital Technologies. Affine Function. Semiotic Representation Registers Theory. Aprendizaje a distancia. Tecnologías digitales. Función afín. Teoría de los registros de representación semiótica. Ensino Remoto. Tecnologias Digitais. Função Afim. Teoria dos Registros de Representação Semiótica.