Traços do Programa Ciência é Dez (C10) como política pública a partir da produção documental da Capes
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Este artigo busca avaliar as ideias e os conceitos preponderantes a respeito do curso Ciência é Dez (C10), ofertado pelo sistema Universidade Aberta do Brasil, gerido pela Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sob a perspectiva de sua organização como programa em associação de instituições públicas de ensino superior ofertantes. Como referencial teórico, utilizou-se a Abordagem do Ciclo de Políticas Públicas, notadamente o conceito de contexto de produção, além de concepções acerca de formação continuada de professores e ensino de ciências. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como documental, descritiva e interpretativa; e utilizou técnicas da Análise de Conteúdo e Análise Textual para codificação e categorização dos dados qualitativos, com o auxílio dos softwares IRaMuTeQ e SOBEK. O corpus é proveniente dos arquivos da CAPES, em que foram localizados 248 documentos a respeito do curso com referência ao período entre os anos de 2010 e 2022. Os principais resultados obtidos foram a constatação da presença de duas categorias predominantes: 1) Programa C10 – Aspectos Gerenciais; e 2) Aspectos Políticos, Filosóficos e Pedagógicos da Educação. Em decorrência do léxico das categorias e de processos inferenciais, foi possível determinar traços constitutivos do Programa, tendo concluído, destacadamente, que as ideias predominantes estão pautadas em modelo de formação de professores que privilegia a conexão com a sala de aula e seus aspectos práticos, fomentando o ensino de ciências baseado na investigação e na pesquisa. Como incongruência, verificaram-se traços de racionalidade técnica no gerenciamento por parte da CAPES, o que se opõe aos pressupostos programáticos anunciados.
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Autores
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Como Citar
Ciclo de políticas, Contexto de produção, Formação continuada de professores, Ensino de ciências
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