Traços do Programa Ciência é Dez (C10) como política pública a partir da produção documental da Capes

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Resumo

Este artigo busca avaliar as ideias e os conceitos preponderantes a respeito do curso Ciência é Dez (C10), ofertado pelo sistema Universidade Aberta do Brasil, gerido pela Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sob a perspectiva de sua organização como programa em associação de instituições públicas de ensino superior ofertantes. Como referencial teórico, utilizou-se a Abordagem do Ciclo de Políticas Públicas, notadamente o conceito de contexto de produção, além de concepções acerca de formação continuada de professores e ensino de ciências. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como documental, descritiva e interpretativa; e utilizou técnicas da Análise de Conteúdo e Análise Textual para codificação e categorização dos dados qualitativos, com o auxílio dos softwares IRaMuTeQ e SOBEK. O corpus é proveniente dos arquivos da CAPES, em que foram localizados 248 documentos a respeito do curso com referência ao período entre os anos de 2010 e 2022. Os principais resultados obtidos foram a constatação da presença de duas categorias predominantes: 1) Programa C10 – Aspectos Gerenciais; e 2) Aspectos Políticos, Filosóficos e Pedagógicos da Educação. Em decorrência do léxico das categorias e de processos inferenciais, foi possível determinar traços constitutivos do Programa, tendo concluído, destacadamente, que as ideias predominantes estão pautadas em modelo de formação de professores que privilegia a conexão com a sala de aula e seus aspectos práticos, fomentando o ensino de ciências baseado na investigação e na pesquisa. Como incongruência, verificaram-se traços de racionalidade técnica no gerenciamento por parte da CAPES, o que se opõe aos pressupostos programáticos anunciados.

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Autores
  • Simone Guimarães Guerra Gama Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Biografia
Simone Guimarães Guerra Gama, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Analista em C&T na Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasília – DF.

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria – RS.

Marcello Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor no Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília-DF.

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

Doutor em Física pela Universidade de Brasília (UnB). Professor no Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília – DF.

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Como Citar

GUIMARÃES GUERRA GAMA, S.; ANTUNES SOARES, F. A.; FERREIRA, M.; DA SILVA FILHO, O. L. Traços do Programa Ciência é Dez (C10) como política pública a partir da produção documental da Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–38, 2024. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2157. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2157. Acesso em: 30 dez. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

dez. 20, 2024
Palavras-chave:

Ciclo de políticas, Contexto de produção, Formação continuada de professores, Ensino de ciências

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