Estresse na pós-graduação stricto sensu: impacto e percepção dos pesquisadores do Semiárido brasileiro (2017-2020)

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Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar, segundo mestrandos e egressos da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia do Semiárido, os principais estressores presentes na pós-graduação stricto sensu e sua relação com a saúde discente. A pesquisa teve como base o estudo descritivo e de campo com abordagem quanti-qualitativa, análise descritiva para questões quantitativas e análise de conteúdo para qualitativas. Participaram 88 sujeitos, 43 mestrandos e 45 egressos, oriundos dos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido. Além de coletar dados sobre o perfil sociodemográfico, acadêmico e profissional, aplicou-se uma lista de possíveis estressores da pós-graduação stricto sensu. A aplicação da pesquisa se deu de forma virtual, por meio de formulário do Google Forms. Os resultados revelaram que o nível de estresse da amostra estava elevado, com destaque para cinco estressores: 1) pressão interna por bom desempenho, como cobrança pessoal elevada etc.); 2) interferência da demanda dos estudos sobre outros aspectos de sua vida; 3) possibilidade de não atingir o desempenho esperado pela banca; 4) tempo para conclusão da dissertação; e, principalmente, 5) pressão por publicações.

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Autores
Biografia
Maria Tatiana Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Pau dos Ferros – RN.

Themis Cristina Mesquita Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do curso de graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Pau dos Ferros – RN.

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Como Citar

PEIXOTO, M. T.; MESQUITA SOARES, T. C. Estresse na pós-graduação stricto sensu:: impacto e percepção dos pesquisadores do Semiárido brasileiro (2017-2020). Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–23, 2024. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2250. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2250. Acesso em: 9 jan. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

dez. 26, 2024
Palavras-chave:

Stressors, Students, Postgraduate, Health Factores estresantes, Estudiantes, Posgraduación, Salud Estressores, Estudantes, Pós-graduação, Saúde

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