A produção acadêmica suscita adoecimento? Revisão sistemática integrativa sobre a saúde discente na Pós-Graduação stricto sensu
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
A pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar os estudos científicos que discorrem sobre a saúde e o adoecimento de mestrandos e doutorandos. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a revisão sistemática integrativa de literatura, com abordagem quanti-qualitativa. Obteve-se como resultado que os pós-graduandos são acometidos principalmente por estresse, ansiedade e depressão. Os sintomas predominantes são de ordem psicológica: mal-estar psicológico, angústia, preocupação intensa, tensão, e distúrbios relacionados ao sono. Nesse contexto, foram relatados como principais fatores contributivos para o adoecimento discente: exigência de grande dedicação à atividade de pesquisa, publicações, relação com o orientador ou orientação, dificuldades com o tema escolhido ou na condução da pesquisa, múltiplas tarefas simultâneas, os fatores tempo, horas e prazos, recursos financeiros, desempenho, e as dúvidas quanto à inserção profissional. Por fim, pode-se concluir com base na literatura estudada, que a pós-graduação, nos moldes atuais, pode resultar em adoecimento discente. Por isso, é necessário fornecer atendimento, principalmente psicológico especializado aos estudantes no âmbito das universidades e programas de pós-graduação, além de promover o debate sobre o assunto no ambiente acadêmico.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CFE nº 977/1965, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educação. Brasília, DF, n. 30, p. 162-173, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n30/a14n30.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, [s.l.], v. 5, n. 11, p. 121-136, maio/ago. 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906. Acesso em: 31 maio 2021.
CANZIANI, Alex; MARTINS, Ricardo Chaves de Resende; SANTOS, Aldenise Ferreira dos. Financiamento da educação superior no Brasil: impasses e perspectivas (Série Estudos Estratégicos, Nº. 11). Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2018. E-book. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/financiamento-da-educacao-superior-no-brasil-impasses-e-perspectivas. Acesso em: 31 maio 2021.
CÂMARA, Victor Mayer dos Santos. Adoecimento e atendimento psicológico de pós-graduandos: perfil, queixas e fatores associados aos sintomas de ansiedade. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020.
CAPES. EVOLUÇÃO DO SNPG NO DECÊNIO DO PNPG 2011-2020. Brasília, DF: Comissão de acompanhamento do PNPG 2011-2020, 2021.
CIRANI, Claudia Brito Silva; CAMPANARIO, Milton de Abreu; SILVA, Heloisa Helena Marques da. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), São Paulo, v. 20, n.1. p. 163-187, mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772015000100163&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 jan. 2021.
COSTA, Everton Garcia da; NEBEL, Letícia. O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil. Polis, Santiago, v. 17, n. 50, p. 207-227, ago. 2018. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-65682018000200207. Acesso em: 29 de maio 2021.
FARO, André. Estresse e estressores na pós-graduação: estudo com mestrandos e doutorandos no brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 29, n. 1, p. 51-60, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100007. Acesso em: 01 jun. 2021.
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002.
GALDITO, Maria José Quina et al. Qualidade de vida de estudantes de mestrado e doutorado em enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, [s. l.], v. 20, dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/50673. Acesso em: 04 jun. 2021.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LOUZADA, Rita de Cássia Ramos; SILVA FILHO, João Ferreira da. Formação do pesquisador e sofrimento mental: um estudo de caso. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 3, p. 451-461, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pe/v10n3/v10n3a12.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.
MANCEBO, Deise. Crise político-econômica no Brasil: breve análise da educação superior. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 38, n. 141, p. 875-892, out/dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/nZy4FYc4TStyLtQTB5RhXLG/?lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2021.
MARINI, Bruna Pereira Ricci; LOURENÇO, Mariane Cristina; BARBA, Patrícia Carla de Souza Della. Revisão sistemática integrativa da literatura sobre modelos e práticas de intervenção precoce no Brasil. Revista Paulista de Pediatria, [s.l.] v. 35, n. 4, p. 456-463, set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rpp/v35n4/0103-0582-rpp-2017-35-4-00015.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
MOROSINI, Marília Costa. A Pós-graduação no Brasil: formação e desafios. RAES, [s.l.], n. 1, p. 125-152, nov. 2009. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/518.pdf. Acesso em: 26 jan. 2021.
NAZARENO, Elias; HERBETTA, Alexandre Ferraz. A pós-graduação brasileira: sua construção assimétrica e algumas tentativas de superação. Estudos de Psicologia, Natal, v. 24, n. 2, p. 103-112, abr./jun. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2019000200002. Acesso em: 25 jan. 2021.
PATRUS, Roberto; DANTAS, Douglas Cabral; SHIGAKI, Helena Belintani. O produtivismo acadêmico e seus impactos na pós-graduação stricto sensu: uma ameaça à solidariedade entre pares?. Cadernos Ebape.br, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 1-18, mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/HL7xXqvSVnf43TjFfQ4NVwt/?lang=pt. Acesso em: 02 jun. 2021.
PINZÓN, Juanita Hincapié et al. Barreiras à Carreira e Saúde Mental de Estudantes de Pós-graduação. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, v. 21, n. 2, p. 189-201, jul./dez. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902020000200007. Acesso em: 02 jun. 2021.
PLATAFORMA SUCUPIRA. Cursos avaliados e reconhecidos por região. 2021. Acesso em: 14 jun. 2021
SANTOS, André Faro. Um modelo explicativo para o bem-estar subjetivo: estudo com mestrandos e doutorandos no Brasil. Psicologia: Reflexão e Crítica, [s.l.], v. 26, n. 4, p. 654-662, dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?frbrVersion=4&script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400005&lng=en&tlng=en. Acesso em: 30 maio 2021.
SOUZA, Marina Batista Chaves Azevedo de; CAVALCANTI, Hellen Taynan da Silva; CAVALCANTE, Carlos Eduardo. Colapso na academia? O comportamento de pós-graduandos em administração e o burnout. Cadernos de Estudos Sociais, [s.l.], v. 33, n. 1, p. 59-84, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1726. Acesso em: 05 jun. 2021.
SOUZA, Juliana Aparecida de; FADEL, Cristina Berger; FERRACIOLI, Marcelo Ubiali. Estresse no cotidiano acadêmico: um estudo com pós-graduandos em Odontologia. Revista da ABENO, [s.l.], v. 16, n. 1, p. 50-60, 2016. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/207. Acesso em: 04 jun. 2021.
ZOTESSO, Marina Cristina. Sofrimento psicológico em pós-graduandos: aspectos emocionais e comportamentais. 2021. 97 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2021.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Illness, Graduate students, Revision, Health, Psychological suffering Enfermedad, Estudiantes de posgrado, Revisión, Salud, Sufrimiento psicológico Adoecimento, Pós-graduandos, Revisão, Saúde, Sofrimento psicológico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.