O Impacto social do PPGINF-UFPR uma proposta de autoavaliação

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Resumo

O presente artigo apresenta a proposta de autoavaliação realizada no Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Paraná, no que se refere ao “impacto social” do programa. Essa autoavaliação baseou-se em uma pesquisa-piloto (survey) realizada no doutorado do PPGInf, com alunos e egressos, em que se perguntou diretamente qual sua atuação social; os principais resultados são expostos e comentados aqui. O artigo também discute em termos sociológicos e epistemológicos a noção de “impacto social”, argumentando que ele é ao mesmo tempo vago e de difícil operacionalização; assim, para que os programas de pós-graduação possam fazer a autoavaliação, devem substituir o “impacto social” pela “atuação social” (dos próprios PPGs, dos corpos discente e docente, dos grupos de pesquisa).

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Autores
  • Gustavo Biscaia de Lacerda a:1:{s:5:"pt_BR";s:4:"UFPR";}
Biografia
Referências

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Como Citar

BISCAIA DE LACERDA, G. O Impacto social do PPGINF-UFPR: uma proposta de autoavaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 1–30, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v17i38.1638. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1638. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

jun. 1, 2022
Palavras-chave:

Avaliação institucional, Impacto social, Pós-Graduação