Diferenças na formação de docentes para o ensino superior nas áreas das Ciências Biológicas, da Saúde e Humanas

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Resumo

A preparação para a docência no Ensino Superior deve ocorrer em programas de pós‑graduação (PPGs), não havendo diretrizes de como essa formação deve ocorrer. A CAPES, responsável pelo desenvolvimento e avaliação da pós‑graduação, determina que os pós‑graduandos realizem estágios de docência (ED) como forma de preparação para a docência universitária. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de questionário eletrônico, quais atividades de formação pedagógica, incluindo ED, eram realizadas pelos pós‑graduandos das Ciências Biológicas (CB), da Saúde (CS) e Humanas (CH). Em geral, os pós‑graduandos das CH realizam mais atividades de cunho teórico (disciplinas e discussões/seminários sobre ensino superior) enquanto os pós-graduandos das CB e CS realizam mais atividades de cunho prático (ED, elaboração e correção de atividades e auxílio em aulas práticas). Com relação ao ED, os pós-graduandos das CH dispõem de mais tempo com o supervisor que os das outras áreas. Além disso, um terço dos pós-graduandos das três áreas não ministrou aulas práticas nem participam das avaliações das turmas de graduação onde realizam o ED. Os pós-graduandos das CH avaliam a sua formação pedagógica mais positivamente do que os pós-graduandos das demais áreas. Assim, a discussão sobre a formação docente nos PPGs deve envolver as diversas áreas do conhecimento, incluindo as experiências de cada área, de modo a qualificar a formação pedagógica dos futuros docentes do Ensino Superior.

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Autores
  • Gislaine Alves
  • Maria Flavia Marques Ribeiro Marques Ribeiro
Biografia
Referências

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Como Citar

ALVES, G.; MARQUES RIBEIRO, M. F. M. R. Diferenças na formação de docentes para o ensino superior nas áreas das Ciências Biológicas, da Saúde e Humanas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–22, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1804. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1804. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

dez. 19, 2022
Palavras-chave:

Initial teacher training, Higher education, Teaching internships Formación docente inicial, Educación universitaria, Pasantías docentes Formação docente inicial, Ensino Superior, Estágio docente