Perfil e conhecimentos profissionais docentes no programa de estágio docente em um curso de pós-graduação em Química no estado de São Paulo
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
The teacher’s professional profile of Higher Education is of great complexity and comprehends the mobilization of diverse types of professional knowledge. Literature has pointed out aspects demonstrating that new teachers still lack preparation for praxis, which reveals the importance of investigating knowledge and identities associated with the participation of these professionals in teacher training programs (TTP). Therefore, the present work has the objectives of understanding graduate students’ professional profiles in a Chemistry graduate program from a public university in the state of São Paulo and recognizing these individuals’ perceptions with respect to to this institution’s TTP, as well as recognizing the difficulties mentioned and the supervising teacher’s performance. In order to do so, two cohorts of data were built, constituted by, respectively, 72 and 34 students, each one answering a distinct questionnaire, the first being a profile questionnaire assessed descriptive statistics, and the second a perception questionnaire assessed by Discursive Textual Analysis (DTA). The analyses point out little formal didactic-pedagogical training from graduate students, indicating a possible profile of lack of preparation for teaching Chemistry in Higher Education.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Pedagogia universitária – valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 2, p. 7-31, 2014.
ALVES, L. R. et al. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, v. 23, n. 3, p. 1-7, 2019.
ARROIO, A.; RODRIGUES FILHO, U.; SILVA, A. B. F. A formação do pós-graduando em Química para a docência em nível superior. Química Nova, v. 29, n. 6, p. 1387-1392, 2006.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 29 jan. 2021.
CUNHA, E. R. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar, v. 1, n. 2, p. 31-39, 2007.
DIAS SOBRINHO, J. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, 2010.
GIROTTO JÚNIOR, G.; DE PAULA, M. A.; MATAZO, D. R. C. Análise do conhecimento sobre estratégias de ensino de futuros professores de química: vivência como aluno e reflexão como professor. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 35-50, 2018.
GONÇALVES, F. B.; BIAGINI, B.; GUAITA, R. I. As transformações e as permanências de conhecimentos sobre atividades experimentais em um contexto de formação inicial de professores de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 101-120, 2019.
JOAQUIM N. F.; BOAS, A. A. V.; CARRIERI, A. P. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Educação e Pesquisa, v. 39, n. 2, p. 351-365, 2013.
LEITE, S. A. S. et al. O desenvolvimento da docência universitária na Unicamp: o papel do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem. In: SPAZZIANI, M. L. (Org.). Profissão de professor: cenários, tensões e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2016. p. 197-219.
MARCELO GARCÍA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 11-49, 2010.
MATEUS, P. G.; FERREIRA, L. H. Investigação da aprendizagem significativa do conceito de equilíbrio químico por meio de modelos mentais expressos por licenciandos em Química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 1, p. 73-98, 2021.
MAXIMIANO, F. A. Princípios para o currículo de um curso de Química. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 225-245, 2018.
MEDEIROS, A. M. S. Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. Revista Entreideias, n. 12, p. 71-87, 2007.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. e aum. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
QUADROS, A. L. et al. Percepção dos pós-graduandos em Química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a própria formação docente. Química Nova, v. 34, n. 5, p. 893-898, 2011.
QUADROS, A. L.; MORTIMER, E. F. Aulas no Ensino Superior: estratégias que envolvem os estudantes. Curitiba: Appris, 2018.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M. G. A contribuição da análise textual discursiva para compreender o PIBID como comunidade de prática. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 19, p. 919-947, 2020.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007.
SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Jossey Bass, 1983.
SCHUNK, D. H.; RICE, J. M. Enhancing comprehension skill and self-efficacy with strategy value information. Journal of Reading Behavior, v. 9, n. 3, p. 285-302, 1987.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.
SILVA, V. L. R.; CUNHA, M. I. Formação e desenvolvimento profissional docente: desafios para o contexto inicial da docência universitária. In: WIEBUSCH, E. M.; VITÓRIA, M. I. C. (Orgs.). Estreantes no ofício de ensinar na educação superior. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 43-62.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. (2005). Portaria GR Nº 3588, de 10 de maio de 2005. Regulamenta o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE. Disponível em: http://www.leginf.usp.br/?portaria=portaria-gr-no-3588-de-10-de-maio-de-2005 Acesso em: 21 jan. 2021.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. (2020). Apresentação – Grupo de Apoio Pedagógico. Disponível em: http://www5.each.usp.br/apresentacao-grupo-de-apoio-pedagogico/ Acesso em: 21 jan. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. (2018a). Resolução GR-048/2018, de 19 de dezembro de 2018. Altera a redação da Resolução GR-019/2014, de 27/05/2014, que reestrutura o Programa de Estágio Docente. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=14403 Acesso em: 21 jan. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instituto de Química. (2018b). Procedimentos de PEDs no ensino. Disponível em: https://iqm.unicamp.br/sites/default/files/Proced.%20PEDs%20-%20Lab.%20Ensino%202018.pdf Acesso em: 21 jan. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instituto de Química. (2019). Programa de Estágio Docente – PED: Projeto de participação do Instituto de Química no PED. Disponível em: https://iqm.unicamp.br/sites/default/files/Projeto%20PED%20Enviado%20%C3%A0%20PRPG-1.pdf Acesso em: 29 jan. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Pró-Reitoria de Graduação. (2020). About. Disponível em: https://www.ea2.unicamp.br/about/ Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”. (1997). Resolução UNESP Nº 04, de 22 de janeiro de 1997. Regulamenta os estágios de docência de alunos de Pós-Graduação nos cursos de Graduação da Unesp. Disponível em: https://sistemas.unesp.br/legislacao-web/ Acesso em: 21 jan. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”. (2018). Resolução UNESP Nº 18, de 29 de março de 2018. Dispõe sobre o Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior - PAADES, da Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, o qual se destina à formação de Pós-graduandos para a atividade docente na graduação. Disponível em: https://sistemas.unesp.br/legislacao-web/ Acesso em: 21 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. (1997). Portaria GR. Nº 312/97, de 03 de outubro de 1997. Dispõe sobre a instituição do Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD. Disponível em: http://www.ppgeciv.ufscar.br/images/arquivos/05bPortaria_312_97_PESCD.pdf Acesso em: 21 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. (2017). Regulamento do Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD) - UNIFESP, de 30 de outubro de 2017. Dispõe sobre a regulamentação do Programa de Aperfeiçoamento Didático da Unifesp. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/pro-reitoria-de-graduacao/informacoes-institucionais/todos-os-arquivos/category/51-pad?download=754:regulamento-pad Acesso em: 21 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. (2016). Resolução CONSEPE Nº 213, de 24 de novembro de 2016. Regulamenta o Programa de Assistência ao Ensino da UFABC. Disponível em: http://propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/Res-Consepe-PrAE.pdf Acesso em: 21 jan. 2021.
VASCONCELLOS, M.M.M.; SORDI, M. R. L. Formar professores universitários: tarefa (im)possível? Interface (Botucatu)., v. 20, n. 57, p. 403-414, 2016.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
How to Cite
Section
ArtigosPublished:
Jun 1, 2022Teacher knowledge, Teacher identity, Continuing education Conocimiento docente, Identidad docente, Formación continua Conhecimento docente, Identidade docente, Formação continuada