Formação continuada de professores de Ciências em caráter investigativo, interdisciplinar e com mediação por tecnologias digitais reflexões acerca do curso ciência é 10 na universidade de Brasília

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Resumo

A efetividade e a qualidade educacional no Brasil têm evidenciado a necessidade de intervenções profundas no modelo adotado e em suas formas de ensino, sobretudo nas Ciências da Natureza e Matemática (CNM). Nesse sentido, a Universidade de Brasília (UnB) disponibilizou-se a colaborar com a reflexão, a crítica e a transformação desse cenário, planejando e ofertando o curso de especialização lato sensu no ensino de Ciências: o Ciência é Dez! ou C10. Essa iniciativa deu-se no Programa Ciência na Escola, com o apoio do MEC, do MCTIC, do CNPq e da Capes, centrando-se num modelo pedagógico desenvolvido nacionalmente para a oferta colaborativa em uma de instituições públicas de ensino superior (IPES). O curso é fundamentado teórica e metodologicamente em práticas investigativas, em caráter interdisciplinar e com mediação de tecnologias digitais, atendo-se aos saberes da área de CNM e ao contexto e aos desafios da Educação Básica (EB) brasileira. Em 2020, foi iniciada a oferta para três polos Brasília/DF, Planaltina/DF e Goiânia/GO – com 124 estudantes/ professores-cursistas. O planejamento pedagógico previa ações investigativas associadas à transposição didática presencial; entretanto, com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, foi adaptado na flexibilização do perfil do ingressante e na aplicação das Atividades Investigativas (AIs) de modo remoto. Este estudo reporta, na perspectiva de um relato de experiências, as interconexões entre o projeto e as expectativas do curso com a sua efetiva execução, apontando alguns dos resultados obtidos. Com isso, pretende-se fomentar a área de estudos da CNM e da formação continuada, como um todo.

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Autores
Biografia
Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

MARCELLO FERREIRA

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília – Brasília-DF

E-mail: marcellof@unb.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4945-3169

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO

Doutor em Física pela Universidade de Brasília

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília – Brasília-DF

E-mail: olavolsf@unb.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8078-3065

Khalil Oliveira Portugal, Universidade de Brasília

KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília – Brasília-DF

E-mail: khalil.portugal@unb.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9239-4443

Juliana Alves de Araújo Bottechia, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

JULIANA ALVES DE ARAÚJO BOTTECHIA

Doutora em Educação pela Universidade da Madeira

Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora-conteudista no Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília – Brasília-DF

E-mail: juliana.bottechia@edu.se.df.gov.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1170-1235

Marcilene Barros Lima, Universidade de Brasília

MARCILENE BARROS LIMA

Mestra em Economia pela Universidade de Brasília

Assessora Administrativa da Sociedade Brasileira de Física

Professora-conteudista no Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília – Brasília-DF

E-mail: marcidf.unb@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-2616-9739

Marcos Rogério Martins Costa, Universidade de Brasília

MARCOS ROGÉRIO MARTINS COSTA

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo

Professor-colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília – Brasília-DF

Professor-conteudista do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília – Brasília-DF

E-mail: marcosrmcosta15@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4627-9989

Deise Mazzarella Goulart Ferreira, Universidade de Brasília

DEISE MAZZARELLA GOULART FERREIRA

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília

Administradora no Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília – Brasília-DF

E-mail: deisegoulart@unb.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2617-5285

Núbia Almeida Duarte Oliver, Universidade de Brasília

NÚBIA ALMEIDA DUARTE OLIVER

Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília

Técnica em Assuntos Educacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília – Brasília-DF

Tutora do Curso Ciência é 10 da Universidade de Brasília – Brasília-DF

E-mail: nubia.oliver@unb.br

Orcid:  http://orcid.org/0000-0002-3638-7548

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Como Citar

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. da; PORTUGAL, K. O.; BOTTECHIA, J. A. de A.; LIMA, M. B.; COSTA, M. R. M.; FERREIRA, D. M. G.; OLIVER, N. A. D. Formação continuada de professores de Ciências em caráter investigativo, interdisciplinar e com mediação por tecnologias digitais: reflexões acerca do curso ciência é 10 na universidade de Brasília. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–39, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1971. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1971. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

dez. 19, 2022
Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação docente, Interdisciplinaridade, Atividade Investigativa, Ciência é 10