Inovação tecnológica na área de Educação em contexto de disseminação tecnológica – a experiência da Pós- Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas – FEBF/Uerj
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
As reflexões que apresentamos aqui são derivadas de quase uma década de pesquisas envolvendo docentes e discentes da Faculdadede Educação da Baixada Fluminense (FEBF), campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), as quais, inclusive, originaram e constituem o núcleo das atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas. O que tentamos colocar em perspectiva é que, quando pesquisadores do campo de Educação iniciam sua intervenção tratando as tecnologias socialmente disseminadas como novos dispositivos culturais, ou seja, para além de meras ferramentas, não há como persistir na forma como fazíamos pesquisas em Educação. A pesquisa tecnológica convoca pesquisadores, docentes, discentes, participantes e o público a serem todos produtores de tecnologia e não apenas críticos do seu uso.