Comparación entre los sistemas de evaluación de la Association to Advance Collegiate Schools of Business (Estados Unidos) y la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil) y su utilización por los coordinadores de programas

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumen

El sistema brasileño de evaluación de los programas de posgrado ha evolucionado con el tiempo y se basa en la formación de recursos humanos y la generación de conocimiento para el desarrollo del país. Este trabajo tiene como objetivo analizar el sistema de evaluación de la Asociación de Advance Collegiate School of Business (AACSB) y el sistema de evaluación de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) y su utilización por los coordinadores del programa. El método de investigación fue el estudio de casos múltiples, con ocho programas: cuatro en Estados Unidos y cuatro en Brasil. Los principales resultados indican diferencias en el diseño y uso de sistemas de programas en ambos los países. En Estados Unidos, el sistema de evaluación es similar a la finalidad de sistemas ISO y está enfocado en proceso. En Brasil, tener el programa acreditado por la CAPES es un requisito legal que asegura la validez de la maestría y doctorado en el ámbito nacional. El sistema de evaluación de CAPES es de clasificación y se centra en el producto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e Livre-docencia em Administração pela Universidade de São Paulo (2004) . Atualmente é professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: administração estratégica, planejamento estratégico, empreendedorismo e inovação.
Biografia
Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA (2007).Gestão da Pós-Graduação; Gestão Estratégica da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da CAPES; Estratégia em Projetos Educaci Foi Diretor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão de Projetos MPA-GP - UNINOVE (2010-2012). Atualmente é Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA - UNINOVE. Pesquisa nos seguintes temas: onais; Administração da Tecnologia da Informação. Participou da elaboração de propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado no Sistema APCN da CAPES nas áreas: Administração, Contabilidade, Turismo, Educação, Engenharia, Direito e Saúde.
Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. As áreas de pesquisa são: Gestão Estratégica da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da CAPES; Gestão da Pós-Graduação.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Cómo citar

MACCARI, E. A.; MARTINS, C. B.; ALMEIDA, M. I. R. de. Comparación entre los sistemas de evaluación de la Association to Advance Collegiate Schools of Business (Estados Unidos) y la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil) y su utilización por los coordinadores de programas. Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 12, n. 27, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.564. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/564. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Estudios

Publicado:

mar 6, 2015