Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu no Brasil, haja vista o expressivo aumento da oferta de cursos de mestrado e doutorado e a evolução dos indicadores de qualidade requeridos pelo Sistema de Avaliação Capes. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar como esse Sistema de Avaliação pode ser utilizado para melhorar o desempenho dos programas de pós-graduação. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa-ação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo, ao longo do ano de 2005. Como resultados, obtiveram-se: a) reorganização da estrutura de pesquisa; b) participação efetiva dos docentes no processo de avaliação; e c) desenvolvimento de uma sistemática de coleta, atualização e controle das informações do programa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Emerson Antonio Maccari
  • Leonel Cezar Rodrigues
  • Eloisa Martins Alessio
  • Luc Marie Quoniam
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MACCARI, E. A.; RODRIGUES, L. C.; ALESSIO, E. M.; QUONIAM, L. M. Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2008.v5.147. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/147. Acesso em: 22 maio. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

Pós-Graduação. Sistema de Avaliação. Administração. Gestão da Pós-Graduação. Graduate Program. Evaluation System. Business Administration. Graduate Program Management.