Enfoque constructivista integrando enseñanza, investigación y aplicación a la realidad: el caso de postgrado en Ciencias Ambientales de UNESP Sorocaba

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumen

La integración entre la enseñanza y la investigación y la posterior difusión de los resultados con la sociedad, en el contexto del postgrado, son un desafío que emerge del desarrollo de enfoques pedagógicos de carácter interdisciplinario. El objetivo de este trabajo es presentar una experiencia pedagógica constructivista desarrollada a partir de estudios de caso, involucrando las disciplinas del Programa de Posgrado en Ciencias Ambientales de la UNESP, en la ciudad de Sorocaba, São Paulo, Brasil. Esa experiencia, llevada a cabo entre 2013 y 2014, tuvo como evolución los debates sobre cómo abordar los estudios de caso, la recolección de datos primarios, la preparación de las referencias bibliográficas, la comunicación y el diálogo con la comunidad y encaminamiento de soluciones al poder público, contribuyendo a la formación de los estudiantes y su compromiso con los problemas ambientales de la región.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Adriano Bressane Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
  • Gerson Araújo de Medeiros Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
  • Admilson Irio Ribeiro Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
  • Afonso Peche Filho Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Engenharia e Automação
Biografia
Adriano Bressane, Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Sorocaba. Tem experiência profissional como docente da área de meio ambiente no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e como consultor na área de licenciamento e regularização ambiental. Como pesquisador, ex-bolsista da FAPESP, atualmente da CAPES, dedica-se ao estudo de instrumentos e tecnologias aplicadas a gestão ambiental.
Gerson Araújo de Medeiros, Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Sorocaba. Possui uma produção científica que inclui a organização de três livros e mais de 300 publicações na forma de capítulos de livros, artigos em periódicos científicos e anais de eventos nacionais e internacionais, relacionados a pesquisa e extensão na engenharia de água e solo, recursos hídricos e diagnósticos ambientais. Na extensão vem desenvolvendo projeto relacionado a tecnologia limpa e foi homenageado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia por um projeto desenvolvido no meio universitário e relacionado a sustentabilidade.
Admilson Irio Ribeiro, Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
Doutor e mestre em Engenharia Agricola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Sorocaba, onde atua como pesquisador em sistemas agroambientais com enfase em mecanização, utilização de resíduos na agricultura, recuperação de áreas degradadas e avaliação de impactos ambientais.
Afonso Peche Filho, Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Engenharia e Automação
Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisador científico, nível VI do Instituto Agronômico de Campinas. Tem experiência na área de mecanização, com ênfase em qualidade operacional, manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas:impactos ambientais, gestão ambiental, plantio direto, gestão da qualidade, produção de grãos, algodão,horticultura, fruticultura, variabilidade espacial, calagem e fertilização.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Cómo citar

BRESSANE, A.; MEDEIROS, G. A. de; RIBEIRO, A. I.; FILHO, A. P. Enfoque constructivista integrando enseñanza, investigación y aplicación a la realidad: el caso de postgrado en Ciencias Ambientales de UNESP Sorocaba. Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 12, n. 27, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.677. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/677. Acesso em: 3 jul. 2024.

Sección

Experiencias

Publicado:

jun 1, 2015
Palabras clave:

Problematization. Interdisciplinarity. Environmental Sciences. problematização, interdisciplinaridade, ciências ambientais Problematización. Interdisciplinariedad. Ciencias Ambientales.

Artículos más leídos del mismo autor/a