Constructivist approach integrating teaching, research and application to reality: the case of the graduate program in Environmental Sciences of UNESP Sorocaba

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Abstract

The integration of teaching and researching and the later dissemination of results to society, in the graduate context, are challenges that emerge from the development of pedagogical approaches with an interdisciplinary character. The aim of this paper is to present a constructivist pedagogical experience, developed from case studies and involving the disciplines of the Graduate Program in Environmental Sciences at UNESP, in the city of Sorocaba, Brazil. This experience, carried out from 2013 to 2014, consisted of the development of discussions on how to approach the case studies, the collection of primary data, the preparation of bibliographic references, the communication and discussion with the community, and the forwarding of solutions to the government, thereby contributing to the formation of students and their engagement with regional environmental problems.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Adriano Bressane Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
  • Gerson Araújo de Medeiros Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
  • Admilson Irio Ribeiro Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
  • Afonso Peche Filho Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Engenharia e Automação
Biografia
Adriano Bressane, Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Sorocaba. Tem experiência profissional como docente da área de meio ambiente no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e como consultor na área de licenciamento e regularização ambiental. Como pesquisador, ex-bolsista da FAPESP, atualmente da CAPES, dedica-se ao estudo de instrumentos e tecnologias aplicadas a gestão ambiental.
Gerson Araújo de Medeiros, Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Sorocaba. Possui uma produção científica que inclui a organização de três livros e mais de 300 publicações na forma de capítulos de livros, artigos em periódicos científicos e anais de eventos nacionais e internacionais, relacionados a pesquisa e extensão na engenharia de água e solo, recursos hídricos e diagnósticos ambientais. Na extensão vem desenvolvendo projeto relacionado a tecnologia limpa e foi homenageado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia por um projeto desenvolvido no meio universitário e relacionado a sustentabilidade.
Admilson Irio Ribeiro, Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
Doutor e mestre em Engenharia Agricola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Sorocaba, onde atua como pesquisador em sistemas agroambientais com enfase em mecanização, utilização de resíduos na agricultura, recuperação de áreas degradadas e avaliação de impactos ambientais.
Afonso Peche Filho, Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Engenharia e Automação
Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisador científico, nível VI do Instituto Agronômico de Campinas. Tem experiência na área de mecanização, com ênfase em qualidade operacional, manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas:impactos ambientais, gestão ambiental, plantio direto, gestão da qualidade, produção de grãos, algodão,horticultura, fruticultura, variabilidade espacial, calagem e fertilização.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


How to Cite

BRESSANE, A.; MEDEIROS, G. A. de; RIBEIRO, A. I.; FILHO, A. P. Constructivist approach integrating teaching, research and application to reality: the case of the graduate program in Environmental Sciences of UNESP Sorocaba. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 12, n. 27, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.677. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/677. Acesso em: 3 jul. 2024.

Section

Experiences

Published:

Jun 1, 2015
Keywords:

Problematization. Interdisciplinarity. Environmental Sciences. problematização, interdisciplinaridade, ciências ambientais Problematización. Interdisciplinariedad. Ciencias Ambientales.

Most read articles by the same author(s)