Abordagem construtivista integrando o ensino, a pesquisa e a aplicação à realidade: o caso da pós-graduação em Ciências Ambientais da Unesp Sorocaba

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A integração entre o ensino e a pesquisa e a posterior divulgação dos resultados junto à sociedade, no contexto da pós-graduação, são um desafio que emerge do desenvolvimento de abordagens pedagógicas de caráter interdisciplinar. O objetivo deste trabalho é o de apresentar uma experiência pedagógica construtivista desenvolvida a partir de estudos de caso, envolvendo disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesp, em Sorocaba, São Paulo. Essa experiência, realizada nos anos de 2013 e 2014, teve como desdobramentos as discussões sobre como abordar os estudos de caso, o levantamento de dados primários, a elaboração de referencial bibliográfico, a comunicação e a discussão com a comunidade e o encaminhamento de soluções para o poder público, contribuindo para a formação dos alunos e o seu engajamento com os problemas ambientais regionais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Adriano Bressane Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
  • Gerson Araújo de Medeiros Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
  • Admilson Irio Ribeiro Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
  • Afonso Peche Filho Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Engenharia e Automação
Biografia
Adriano Bressane, Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Sorocaba. Tem experiência profissional como docente da área de meio ambiente no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e como consultor na área de licenciamento e regularização ambiental. Como pesquisador, ex-bolsista da FAPESP, atualmente da CAPES, dedica-se ao estudo de instrumentos e tecnologias aplicadas a gestão ambiental.
Gerson Araújo de Medeiros, Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Sorocaba. Possui uma produção científica que inclui a organização de três livros e mais de 300 publicações na forma de capítulos de livros, artigos em periódicos científicos e anais de eventos nacionais e internacionais, relacionados a pesquisa e extensão na engenharia de água e solo, recursos hídricos e diagnósticos ambientais. Na extensão vem desenvolvendo projeto relacionado a tecnologia limpa e foi homenageado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia por um projeto desenvolvido no meio universitário e relacionado a sustentabilidade.
Admilson Irio Ribeiro, Universidade Estadual Paulista, Campus de Sorocaba.
Doutor e mestre em Engenharia Agricola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Sorocaba, onde atua como pesquisador em sistemas agroambientais com enfase em mecanização, utilização de resíduos na agricultura, recuperação de áreas degradadas e avaliação de impactos ambientais.
Afonso Peche Filho, Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Engenharia e Automação
Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisador científico, nível VI do Instituto Agronômico de Campinas. Tem experiência na área de mecanização, com ênfase em qualidade operacional, manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas:impactos ambientais, gestão ambiental, plantio direto, gestão da qualidade, produção de grãos, algodão,horticultura, fruticultura, variabilidade espacial, calagem e fertilização.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BRESSANE, A.; MEDEIROS, G. A. de; RIBEIRO, A. I.; FILHO, A. P. Abordagem construtivista integrando o ensino, a pesquisa e a aplicação à realidade: o caso da pós-graduação em Ciências Ambientais da Unesp Sorocaba. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 27, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.677. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/677. Acesso em: 28 mar. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jun. 1, 2015
Palavras-chave:

Problematization. Interdisciplinarity. Environmental Sciences. problematização, interdisciplinaridade, ciências ambientais Problematización. Interdisciplinariedad. Ciencias Ambientales.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)