A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA QUALITATIVA COMO METODOLOGIA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Resumo

O presente artigo tem por objetivo indicar a possibilidade de a pesquisa qualitativa ser utilizada como metodologia pedagógica reveladora da realidade social de um determinado grupo de indivíduos, mesmo com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, parte integrante de um estudo a nível de doutorado, foi realizada no ano de 2018, com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no Colégio Pedro II, escola pública federal do Rio de Janeiro. Em sala de aula, a utilização da pesquisa qualitativa surgiu a partir de conversas sobre os Direitos Humanos da Criança. A demanda da pesquisa surgiu da necessidade de dar ouvidos às vozes que queriam dialogar, expressar seus anseios, alegrias, medos e situações em que as crianças percebiam seus direitos desrespeitados. A metodologia utilizada revelou-se eficaz no que tange a leitura de mundo dos alunos, permitindo um conhecimento mais aprofundado de suas realidades.

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Autores
  • Maria da Conceição Vicente de Almeida
  • Marília Duarte Lopes Talina
  • Camille Jantalia
  • Paulo Pires de Queiroz
Biografia
Referências

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Como Citar

DA CONCEIÇÃO VICENTE DE ALMEIDA, M.; DUARTE LOPES TALINA, M.; JANTALIA, C.; PIRES DE QUEIROZ, P. A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA QUALITATIVA COMO METODOLOGIA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 1–17, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i35.1651. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1651. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jun. 24, 2020