FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE uma autoavaliação

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Resumo

No Brasil, o exercício da docência no Ensino Superior requer uma preparação feita, preferencialmente, em programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu, segundo a legislação vigente, não havendo indicação sobre a formação pedagógica destes docentes. Assim, vários bacharéis se preparam para a docência do Ensino Superior exclusivamente em PPGs, como é o caso de muitos docentes ligados às Ciências Biológicas e da Saúde. O objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de questionário eletrônico, as opiniões dos alunos, docentes e coordenadores dos PPGs destas áreas sobre a formação pedagógica dos seus docentes e dos pós-graduandos. De maneira geral, a comunidade acadêmica dos PPGs em Ciências da Saúde avalia melhor seus processos de formação para a docência do que os respondentes vinculados aos PPGs em Ciências Biológicas e, em ambos os casos, a formação para a pesquisa é avaliada mais positivamente que a formação para a docência. Além disso, os pós-graduandos das Ciências Biológicas e da Saúde avaliam a atuação dos seus professores mais negativamente que os próprios docentes e coordenadores, sendo esta avaliação progressivamente mais negativa ao longo da pós‑graduação. O conjunto de resultados sugere que nestes PPGs e, provavelmente, em outros compostos majoritariamente por bacharéis, a formação para a docência requer mais atenção por parte dos próprios PPGs, instituições a que estão vinculados e dos órgãos de fomento e regulação do país.

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Autores
  • Maria Flavia Marques Ribeiro Docente titular do departamento de Fisiologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Biografia
Gislaine Alves de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Farmacêutica formada pela Universidade Federal da Paraíba (2010), e Mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela mesma instituição (2013). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa de Ensino de Fisiologia, com o projeto intitulado "Formação pedagógica e atuação de docentes de Fisiologia e de áreas afins em Cursos de Graduação de Universidades brasileiras".

Maria Flavia Marques Ribeiro, Docente titular do departamento de Fisiologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Instituto Cajal- Madri-Espanha (2000). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neuroendocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuroesteroides e neuroproteção, DHEA, progesterona, metabolismo. Atualmente se dedica ao estudo da "Formação de Professores e o Ensino de Fisiologia".

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Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA, G.; MARQUES RIBEIRO, M. F. FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE: uma autoavaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–43, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i36.1703. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1703. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

nov. 2, 2020
Palavras-chave:

Teacher training, Bachelor's degree, Higher education Formación docente, Profesionales licenciados, Educación universitaria Formação de professores, Bacharéis, Educação Superior