Prática docente em arquitetura e urbanismo estudo da aplicação de métodos de ensino-aprendizagem
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Professores do ensino superior com amplo conhecimento técnico em suas áreas de atuação não foram necessariamente munidos de métodos pedagógicos adequados para atuar na docência. Direcionando a questão para a área de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, a formação de bacharel desses profissionais não inclui nenhuma preparação para a atuação em sala de aula. Pensando nisso, a disciplina de Prática Docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Universidade Federal do Paraná prepara seus mestrandos e lhes direciona a aplicar métodos pedagógicos durante o estágio docente. Neste artigo, explorar-se-á a experiência de nove mestrandos dos anos de 2018 e de 2019 que lecionaram para de 248 alunos de graduação em seus estágios. Dois métodos foram utilizados. Primeiro o Index of Learning Styles, aplicado para identificar o perfil de aprendizagem dos alunos. Com o seu resultado, posteriormente, os mestrandos puderam preparar sua aula de estágio aplicando os resultados obtidos à segunda metodologia, o Ciclo de Kolb. O objetivo desses métodos é colocar o aluno no centro do planejamento acadêmico a partir de aulas pensadas para atender os diferentes perfis de aprendizagem da turma e estimular sua participação de forma ativa nesse processo. Os resultados sugerem que a introdução à pedagogia contribui para a formação de professores capacitados para atuar em cursos de Arquitetura e Urbanismo, direcionando suas aulas para perfis de aprendizagem específicos, de natureza criativa, comuns a esta profissão.
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Autores
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Como Citar
Prática Docente, Métodos de Ensino-Aprendizagem, Arquitetura e Urbanismo