Crianças negras e estudos culturais o estado da arte em periódicos brasileiros (2010-2020)
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Este artigo objetiva investigar a articulação entre as crianças negras e o campo de conhecimento dos Estudos Culturais em artigos de revistas científicas brasileiras no período de 2010 a 2020. O método se caracteriza pela abordagem qualitativa com aplicação de pesquisa bibliográfica e realização de Estado da Arte preliminar fundamentado nos processos de levantamento, mapeamento e análise de artigos com Qualis A1 e A2 (Educação e Interdisciplinar), com visualização do estado do conhecimento e perfil editorial das revistas. O recorte temporal compreende os últimos 10 anos de produção, considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente. A etapa analítica está baseada nos Gêneros Discursivos do Círculo de Bakhtin (2016). Localizou-se cinco artigos sobre crianças negras no Brasil, sendo estruturadas as categorias: 1) crianças negras e racismo, com abrangência às meninas e meninos negros na literatura infantil, infâncias diante o racismo e interlocuções entre raça e Educação Infantil; 2) crianças negras e identidade, com temas referentes as crianças em iconografias no Brasil (séc. XIX e XX) e constituição da negritude na infância. Conclui-se que há necessidade de ampliação de publicações sobre a temática e, principalmente, que contemplem os Estudos Culturais como campo epistemológico, sendo uma possibilidade a publicação de dossiês temáticos, para produção de conhecimento e divulgação científica
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Autores
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Como Citar
Crianças negras, Estudos Culturais, Estado da Arte Niños negros, Estudios Culturales, Estado del Arte Black children, Cultural Studies, State of Art
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