O protocolo Prisma 2020 como uma possibilidade de roteiro para revisão sistemática em ensino de ciências

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Resumo

Objetiva-se neste artigo apresentar o Protocolo Prisma 2020 como uma possibilidade de roteiro para a Revisão Sistemática (RS) em ensino de ciências, abordando suas especificidades, avanços e limitações no contexto do ensino de ciências. É um estudo bibliográfico, que por meio da análise de materiais já elaborados busca novas conclusões. As bibliografias utilizadas são os documentos oficiais e artigos que estruturam o Protocolo Prisma 2020 e o referencial teórico adotado sobre ensino de ciências. Constatou-se que o Protocolo Prisma 2020 e o ensino de ciências possuem estruturas que se complementam com aspectos quantitativos e qualitativos, as pesquisas de RS em ensino de ciências apresentam fragilidades quanto à clareza dos procedimentos adotados, e o protocolo Prisma 2020 contribui para minimizar tal problemática. A experiência de uso deste protocolo demonstrou a possibilidade do acompanhamento do desenvolvimento de uma RS, maior clareza e reprodutibilidade, bem como a prevenção dos vieses, tanto em documentos selecionados, quanto no desenvolvimento da pesquisa.

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Referências

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Autor (ano). Dissertação de Mestrado.
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Como Citar

MARCONDES, R.; DA SILVA, S. L. R. O protocolo Prisma 2020 como uma possibilidade de roteiro para revisão sistemática em ensino de ciências. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–19, 2023. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1894. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1894. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

set. 11, 2023
Palavras-chave:

Science Education, Search Strategies, Bibliographic Mapping Enseñanza de las Ciências, Estrategia de Búsqueda, Mapeo Bibliográfico Educação Científica, Estratégias de pesquisa, Revisão da Literatura

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