O protocolo Prisma 2020 como uma possibilidade de roteiro para revisão sistemática em ensino de ciências
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Objetiva-se neste artigo apresentar o Protocolo Prisma 2020 como uma possibilidade de roteiro para a Revisão Sistemática (RS) em ensino de ciências, abordando suas especificidades, avanços e limitações no contexto do ensino de ciências. É um estudo bibliográfico, que por meio da análise de materiais já elaborados busca novas conclusões. As bibliografias utilizadas são os documentos oficiais e artigos que estruturam o Protocolo Prisma 2020 e o referencial teórico adotado sobre ensino de ciências. Constatou-se que o Protocolo Prisma 2020 e o ensino de ciências possuem estruturas que se complementam com aspectos quantitativos e qualitativos, as pesquisas de RS em ensino de ciências apresentam fragilidades quanto à clareza dos procedimentos adotados, e o protocolo Prisma 2020 contribui para minimizar tal problemática. A experiência de uso deste protocolo demonstrou a possibilidade do acompanhamento do desenvolvimento de uma RS, maior clareza e reprodutibilidade, bem como a prevenção dos vieses, tanto em documentos selecionados, quanto no desenvolvimento da pesquisa.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
ASSAI, N. D. S.; et al. Uma proposta de mapeamento em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 2, n. 1, p. 150-166, 2018. http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1380.
Autor (ano). Dissertação de Mestrado.
AZEVEDO, N. H.; SCARPA, D. L. Revisão sistemática de trabalhos sobre concepções de natureza da ciência no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 579-619, 2017. DOI https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172579. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4551. Acesso em: 25 abr. 2022,
BOTELHO, L. L. R.; et al. O método da Revisão Integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. DOI https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 25 abr. 2022
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR [CAPES]. Diretoria de Avaliação. Documento de Área – Área 46 Ensino, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR [CAPES]. Cria 4 áreas de avaliação: Biodiversidade, Ciências Ambientais, Ensino e Nutrição (Portaria nº 83, de 06 de junho de 2011), 2011. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=691#anchor. Acesso em: 25 abr. 2022.
COSTA, P. A.; MAIA, J. S. S. Uma leitura da educação ambiental crítica no Periódico Environmental Education Research por meio da Revisão sistemática. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9., 2017, Juiz de Fora, Minas Gerais. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. P. 1-10. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0170.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.
DONATO, H.; DONATO, M. Etapas na condução de uma Revisão Sistemática. Acta Med Port, v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019. DOI https://doi.org/10.20344/amp.11923. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923/5635. Acesso em: 25 abr. 2022.
FURLANETTO, M. F.; et al. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisa, 48(168), p. 550-571, 2018. DOI https://doi.org/10.1590/198053145084. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742018000200550. Acesso em: 25 abr. 2022.
GALVÃO, C. M.; SAWADA, N. O.; TREVIZAN, M. A. Revisão Sistemática: Recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 12(3), p. 549-556, 2014. DOI https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000300014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/kCfBfmKSzpYt6QqWPWxdQfj/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 2003.
MOHER, D. et al. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Plos Medicine, v. 6, n. 7, p. 1-6, 2009. DOI https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097. Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1000097#s5. Acesso em: 25 abr. 2022.
MOL, G. S. O Ensino da Química no ano Internacional da Química. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, p. 20-35, 2011. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1591/770. Acesso em: 25 abr. 2022.
MOL, G. S. Pesquisa qualitativa em ensino de química. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 495-513, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/140. Acesso em: 25 abr. 2022.
MORAES, R. C. C. Educação a distância e efeitos em cadeia. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 547-559, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a1240140.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.
NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 90-100, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4098. Acesso em: 25 abr. 2022.
PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n. 71, p. 1-9, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.1136/bmj.n71. Disponível em: https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71. Acesso em: 25 abr. 2022.
ROTHER, E. T. Revisão Sistemática x Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, Editorial, v. 20, n. 2, p. 1-2, 2007. DOI https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001. Disponível em: https://acta-ape.org/en/article/systematic-literature-review-x-narrative-review/. Acesso em 25 abr. 2022.
SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. Metodologias de pesquisa no ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000. Revista Ciência e Educação, v. 19, n. 1, p. 15-33, 2013. DOI https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/6xvksKMyjXShZHNTqGyt6LF/?lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2022.
SILVEIRA, J. T.; ROCHA, J. B. T. Produção científica sobre estratégias didáticas utilizadas no ensino de bioquímica: uma revisão sistemática. Journal of Biochemistry Education, v. 14, n. 1, p. 7-21, 2016. DOI http://dx.doi.org/10.16923/reb.v14i3.630. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/630/565. Acesso em: 25 abr. 2022.
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2317. Acesso em: 2022.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Science Education, Search Strategies, Bibliographic Mapping Enseñanza de las Ciências, Estrategia de Búsqueda, Mapeo Bibliográfico Educação Científica, Estratégias de pesquisa, Revisão da Literatura
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.