Revisão da literatura sobre estudantes com deficiência na pós-graduação

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Resumo

Tem-se como objetivo investigar como tem ocorrido a inclusão de estudantes com deficiência em programas de pós-graduação no Brasil, focando nas perspectivas desse mesmo grupo. A questão norteadora foi: o que os textos encontrados discorrem a respeito do ingresso e da permanência nos mestrados e doutorados, sob a ótica das próprias pessoas com deficiência? A metodologia foi uma revisão de literatura feita no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, nos Periódicos CAPES e na Scientific Electronic Library Online. Analisaram-se nove dissertações, uma tese e 11 artigos. Desse total, selecionaram-se apenas textos que tinham como participantes da pesquisa pessoas com deficiência, compondo uma amostra de seis textos. Os principais achados revelam que, apesar da ampliação do acesso por meio de ações afirmativas, persistem desigualdades quanto à efetividade dos processos seletivos, às condições institucionais de permanência e às atitudes excludentes. As experiências dos estudantes são marcadas por sentimentos ambivalentes de pertencimento, exclusão e resistência. Identificou-se ainda a fragilidade das políticas públicas voltadas à inclusão na pós-graduação, bem como a escassez de dados sistemáticos sobre esse público. Conclui-se que a garantia do direito à educação na pós-graduação stricto sensu demanda políticas intersetoriais, acessibilidade institucionalizada e valorização das vozes dos próprios estudantes com deficiência como protagonistas do processo.

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Autores
Biografia
Rosângela Lopes Borges, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Dourados – MS.

Aline Maira da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Dourados – MS.

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Como Citar

LOPES BORGES, R.; DA SILVA, A. M. Revisão da literatura sobre estudantes com deficiência na pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–24, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2401. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2401. Acesso em: 5 dez. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

ago. 4, 2025
Palavras-chave:

access; retention; master's degree; doctoral degree. acceso; permanencia; maestría; doctorado. Acessibilidade, Mestrado e doutorado, Ações afirmativas

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