A educação escolar Apinayé na perspectiva bilíngue e intercultural

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Vinculado ao Projeto de Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural do Programa do Observatório de Educação Indígena/Capes, este artigo apresenta a síntese de um trabalho que se vem realizando na sociedade Apinayé nos últimos anos. Os Apinayé pertencem ao tronco Macro-Jê e à família linguística Jê e habitam o norte do Tocantins, na região do Bico do Papagaio, distribuídos por 19 aldeias, em terras demarcadas desde 1985. O objetivo aqui é fazer um relato de nossa experiência, tendo como foco central a educação bilíngue e intercultural que, desde 2001, vem sendo implantada nas escolas Apinayé. A metodologia intercala trabalhos de campo e as teorias que tratam da interculturalidade e do processo de aquisição do português como segunda língua em consonância à língua materna. Refletimos sobre leitura e escrita e suas relações com a vida cotidiana da criança indígena.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Francisco Edviges Albuquerque
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ALBUQUERQUE, F. E. A educação escolar Apinayé na perspectiva bilíngue e intercultural. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2011.v8.255. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/255. Acesso em: 22 jul. 2024.

Palavras-chave:

Apinayé. Educação Bilíngue e Intercultural. Língua Materna. Apinayé. Bilingual and Intercultural Education. Mother Tongue. Apinayé. Educación Bilingüe e Intercultural. Lengua Materna.