Crianças negras e estudos culturais o estado da arte em periódicos brasileiros (2010-2020)
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Este artigo objetiva investigar a articulação entre as crianças negras e o campo de conhecimento dos Estudos Culturais em artigos de revistas científicas brasileiras no período de 2010 a 2020. O método se caracteriza pela abordagem qualitativa com aplicação de pesquisa bibliográfica e realização de Estado da Arte preliminar fundamentado nos processos de levantamento, mapeamento e análise de artigos com Qualis A1 e A2 (Educação e Interdisciplinar), com visualização do estado do conhecimento e perfil editorial das revistas. O recorte temporal compreende os últimos 10 anos de produção, considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente. A etapa analítica está baseada nos Gêneros Discursivos do Círculo de Bakhtin (2016). Localizou-se cinco artigos sobre crianças negras no Brasil, sendo estruturadas as categorias: 1) crianças negras e racismo, com abrangência às meninas e meninos negros na literatura infantil, infâncias diante o racismo e interlocuções entre raça e Educação Infantil; 2) crianças negras e identidade, com temas referentes as crianças em iconografias no Brasil (séc. XIX e XX) e constituição da negritude na infância. Conclui-se que há necessidade de ampliação de publicações sobre a temática e, principalmente, que contemplem os Estudos Culturais como campo epistemológico, sendo uma possibilidade a publicação de dossiês temáticos, para produção de conhecimento e divulgação científica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
ABRAMOWICZ, A. et al. Imagens de crianças e infâncias: a criança na iconografia brasileira dos séculos XIX e XX. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 263-293, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2011v29n1p263. Acesso em: 04 abr. 2021.
ABRAMOWICZ, A. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da Infância. In: FARIA, A. L. G. de; FINCO, D. (Orgs.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 17-36.
ABRAMOWICZ, A.; OLIVEIRA, F.; RODRIGUES, T. C. A criança negra, uma criança negra. In: ABRAMOWICZ, A.; GOMES, N. L. (Orgs.). Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 75-96.
ALMEIDA, E. C. E. de; GUIMARÃES, Jorge Almeida. A pós-graduação e a evolução da produção científica brasileira. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2013.
ASANTE, M. K. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENTO, M. A. S. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, I.; BENTO, M. A. S. Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 25-58.
CARVALHO, J. J. de. O olhar etnográfico e a voz subalterna. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 7, n. 15, p. 107-147, jul. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/kNnShbTR3wLSWgCspyx8JBv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2021.
CORRÊA, A. M. do R.; SANTOS, Raquel Amorim dos. As representações sociais de crianças negras sobre a cor em contexto escolar. Linhas Crí¬ticas, Brasília, v. 26, n. 1, p. 1–24, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/33513. Acesso em: 01 set. 2021.
CORSARO, W. A. Sociologia da infância. Tradução: Lia Gabriele Regius Reis. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 36-61, mai./jun. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FPTpjZfwdKbY7qWXgBpLNCN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2021.
DEBUS, E. Meninos e meninas negras na literatura infantil brasileira: (des)velando preconceitos. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 191-210, jan./jun. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n1p191. Acesso em: 03 set. 2021.
DEL PRIORE, M. A criança negra no Brasil. In: JACÓ-VILELA, A. M.; SATO, L. (Orgs.). Diálogos em psicologia social. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 232-253.
EAGLETON, T. A ideia de cultura. São Paulo: editora UNESP, 2005.
FAZZI, R. de C. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago./dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 28 fev. 2020.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GÓES, J. R. de; FLORENTINO, M. Crianças escravas, crianças dos escravos. In: DEL PRIORE, M. (Org,). História das crianças no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 177-191.
GOMES, N. L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal no 10.639/03. Brasília: MEC, SECAD, 2005. p. 39-62.
GOMES, N. L. Raça e Educação Infantil: à procura de justiça. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 1015-1044, jul./set. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/44232. Acesso em: 28 fev. 2021.
GONZÁLEZ-REY, F. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção de informação. São Paulo: Thonsom Learning, 2005.
HALL, S. Que “negro” é esse na cultura negra? In: HALL, S.; SOVIK, L. (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução: Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: UNESCO, 2003. p. 335-352.
JOVINO, I. da S. Crianças negras em imagens do século XIX. 2010. 131f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/14095/TeseISJ.pdf?sequence=1.
MAFRA, J. J. Ler e tomar notas: primeiros passos da pesquisa bibliográfica – orientações para produção de textos acadêmicos. 2. ed. Belo Horizonte: Edição do Autor, 2007.
MIGNOLO, W. D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. RBCS, v. 32, n. 94, p. 1-18, jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
NOGUEIRA, R. O poder da infância: espiritualidade e política em afro-perspectiva. Momento: Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 28, n. 1, p. 127-142, jan./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8806. Acesso em: 10 set. 2021.
NOGUEIRA, R.; ALVES, L. P. Infâncias diante do racismo: teses para um bom combate. Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 44, v. 2, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/s6MZxwSx8PGL9hppMfP6FPF/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2021
OLIVEIRA, A. L. A. R. M. de. Os estudos culturais e a questão da diferença na educação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942. Acesso em: 15 ago. 2021.
ROSEMBERG, F. A criança pequena e o direito a creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, M. A. da S. (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, 2012. p. 11-46.
SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos, São Paulo, n. 79, p. 71-94, nov. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2021.
SANTOS, R. A. dos. [In]visibilidade negra: representação social de professores acerca das relações raciais no currículo escolar do Ensino Fundamental em Ananindeua (PA). 2009. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.
SANTOS, R. A. dos. Currículo e Relações Étnico-Raciais: a identidade da criança negra na Educação Infantil na Amazônia Bragantina. Arquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 6, n. 14, mai./ago., 2018. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/20866. Acesso em: 15 set. 2021.
SILVA, M. P. D. da.; BRANCO, A. U. Negritude e infância: relações étnico-raciais em situação lúdica estruturada. Revista Psico, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 197-205, abr./jun. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6516. Acesso em: 20 set. 2021.
SILVA, P. B. G. e. Crianças negras entre a assimilação e a negritude. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 9, n. 2, p. 161-187, 2015. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1137. Acesso em: 10 ago. 2020.
SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Tradução: Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Crianças negras, Estudos Culturais, Estado da Arte Niños negros, Estudios Culturales, Estado del Arte Black children, Cultural Studies, State of Art
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.