Educação científica, Educação Física e atividade epistemológica

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Resumo

Este ensaio objetiva refletir sobre as (im)possibilidades de uma educação científica plural no interior da Educação Física brasileira. Para tal, realiza comentários, divididos em duas sessões, sobre as chances de constituição de uma Educação (Física) científica no Brasil, utilizando, principalmente, as contribuições do filósofo francês Jacques Rancière. Acredita-se, em tom conclusivo, que é fundamental transmitir aos pesquisadores em formação práticas e princípios pluralistas. Essa transmissão não se dá apenas a partir de uma jornada teleológica que tem início e fim, mas também a partir de atos provocativos e da consideração das experiências presentes que, inclusive, dialoguem com os profissionais e professores de EF. Nesse sentido, é preciso reiterar, cada vez mais, a necessidade de defender uma Educação (Física) científica que seja emancipatória e pluralista, que faça o aluno pensar por si, sob a orientação de um professor.

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Autores
  • Felipe Quintão de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia
Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor efetivo no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiás – GO.

Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Espírito Santo – ES.

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Como Citar

BUNGENSTAB, G. C.; ALMEIDA, F. Q. de. Educação científica, Educação Física e atividade epistemológica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–17, 2024. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2140. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2140. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

out. 31, 2024
Palavras-chave:

Science, Epistemology, Physical Education Ciencia, Espitemologia, Educación Fisica Ciência, Epistemologia, Educação Física

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