Modelo Matricial para construção de conhecimento no Mestrado Profissional em Saúde

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Resumo

Tendo como fundamento a experiência de propor e implantar um Programa Interdisciplinar de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, o artigo identifica a necessidade de avançar na compreensão do processo de construção de conhecimento inerente à pós-graduação. Propõe um modelo matricial que toma como ponto de partida as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e que amplia as possibilidades de construir conhecimento, considerando as formas clássicas, mas também as metodologias emergentes, estabelecendo uma ligação de complementaridade e não de exclusão entre as mesmas. Elege o projeto integrado como o mais adequado para atender as várias exigências colocadas à pós-graduação e a triangulação ampliada como metodologia preferencial para o desenvolvimento de estudos a partir de redes de participação de profissionais de saúde e usuários do sistema, incluindo pessoas, famílias, grupos e instituições, como forma de contribuição e participação solidária para a consolidação do SUS.

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Autores
  • Rosita Saupe
  • Águeda L. P. Wendhausen
Biografia
Referências

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Como Citar

SAUPE, R.; WENDHAUSEN, Águeda L. P. Modelo Matricial para construção de conhecimento no Mestrado Profissional em Saúde. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 3, n. 5, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2006.v3.99. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/99. Acesso em: 27 maio. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

Conhecimento. SUS. Metodologia. Pós-graduação. Knowledge. SUS. Methodology. Graduate study.