Formação e atuação de orientadores neófitos em Educação em Ciências uma investigação sociológica disposicional

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Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a formação e a atuação dos orientadores neófitos em
Educação em Ciências por meio de suas disposições. Embora fundamentais para a pesquisa, os
orientadores são pouco estudados e seu trabalho tende a ser visto como individual e artesanal. Faltam
interpretações teóricas que permitam compreender esses processos e apostamos que as disposições,
noções propostas por Bernard Lahire, são capazes de contribuir nesse sentido. Analisamos as
disposições de três orientadores neófitos da área de Educação em Ciências, identificamos e discutimos
aquelas que se relacionam mais diretamente ao seu trabalho como orientador revelando relações entre
suas trajetórias pessoais e acadêmicas e sua atuação como orientadores por meio da análise
disposicional. Dialogamos com a escassa literatura sobre o tema apontando para a originalidade que a
disposição promove ao entender a formação para a orientação como fruto de uma trajetória cujo início
é muito anterior ao ingresso na universidade.

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Autores
  • Luciana Massi
Biografia
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Como Citar

MASSI, L. Formação e atuação de orientadores neófitos em Educação em Ciências: uma investigação sociológica disposicional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–21, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1828. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1828. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

dez. 19, 2022
Palavras-chave:

research supervisor, research pedagogy and actions, dispositional sociology director de investigación, capacitación y desempeño del asesor, sociología disposicional orientador de pesquisas, sociologia disposicional, formação e atuação do orientador