Conectando os programas de pós-graduação à sociedade: uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica
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O presente artigo objetiva relatar o processo de construção e de elaboração de conteúdos da disciplina intitulada “Conectando o PPG Bioquímica ao Ensino Básico: Dos Laboratórios à Escola”, promovida pelo PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e destacar alguns relatos dos discentes em relação às mudanças de percepção para a formação na condição de pós-graduandos. Método: Relato de experiência com base na construção da súmula da disciplina. A Análise de Conteúdo da percepção dos discentes em relação às atividades realizadas na disciplina. A obtenção dos dados deu-se por meio de um questionário. Resultados: A criação da disciplina surgiu da necessidade de possibilitar novas experiências aos estudantes de pós-graduação, bem como de compartilhar conhecimentos adquiridos nos laboratórios de pesquisa com a comunidade escolar, estreitando os laços entre a Universidade e a sociedade. Quanto à percepção dos estudantes, as respostas apontam que a disciplina contribuiu significativamente para que eles mudassem suas percepções em relação a atuação da pós-graduação na educação básica e a transposição didática, bem como a importância da difusão cientifica para a sociedade e para a sua formação. Conclusão: As atividades da disciplina promoveram um elo entre o Programa de Pós-Graduação e a Educação Básica através da disseminação do conhecimento científico.
O presente artigo objetiva relatar o processo de construção e de elaboração de conteúdos da disciplina intitulada “Conectando o PPG Bioquímica ao Ensino Básico: Dos Laboratórios à Escola”, promovida pelo PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e destacar alguns relatos dos discentes em relação às mudanças de percepção para a formação na condição de pós-graduandos. Método: Relato de experiência com base na construção da súmula da disciplina. A Análise de Conteúdo da percepção dos discentes em relação às atividades realizadas na disciplina. A obtenção dos dados deu-se por meio de um questionário. Resultados: A criação da disciplina surgiu da necessidade de possibilitar novas experiências aos estudantes de pós-graduação, bem como de compartilhar conhecimentos adquiridos nos laboratórios de pesquisa com a comunidade escolar, estreitando os laços entre a Universidade e a sociedade. Quanto à percepção dos estudantes, as respostas apontam que a disciplina contribuiu significativamente para que eles mudassem suas percepções em relação a atuação da pós-graduação na educação básica e a transposição didática, bem como a importância da difusão cientifica para a sociedade e para a sua formação. Conclusão: As atividades da disciplina promoveram um elo entre o Programa de Pós-Graduação e a Educação Básica através da disseminação do conhecimento científico.
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Como Citar
Seção
ArtigosPublicado:
nov. 29, 2019Postgraduate. Basic Education. University Social Insertion. Postgrado. Educación básica, Inserción social universitaria. Pós-Graduação. Educação Básica. Inserção Social da Universidade.