Experiência docente no ensino da disciplina de metodologia da pesquisa qualitativa na pós-graduação

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Resumo

O trabalho, ora apresentado, traz como objetivo a descrição da experiência da inserção de professoras em estágio pós-doutoral na disciplina de métodos e técnicas em pesquisa qualitativa em um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva. A relevância de tal empreitada decorre do fato de que, diferentemente da metodologia quantitativa, a abordagem qualitativa não tem sido, ainda, uma opção de primeira escolha nas ciências da saúde para exploração de questões advindas da realidade. A experiência evidencia as aprendizagens das docentes, quando acolhem o conhecimento prévio do estudante, valorizam os relatos de experiências de pesquisa e proporcionam um exercício prático de técnica. Ao término dessa construção, constata-se que o repensar de práticas pedagógicas fez a criatividade e inventividade se tornarem presente na práxis docente.

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Autores
  • Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa Universidade Estadual do Ceará
  • Maria do Socorro de Sousa Docente colaborador do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará.
  • Márcia Maria Tavares Machado Pró-Reitora de Extensão Universidade Federal do Ceará
Biografia
Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa, Universidade Estadual do Ceará
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é enfermeira assistencial - Secretaria de Saúde do Estado lotada na Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital de Messejana, e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa desta instituição. É professora adjunto 11 da Universidade Estadual do Ceará. É pesquisadora do Grupo de pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem (GRUPECCE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto, Ensino de Enfermagem, Epistemologia, atuando na graduação e pós-graduação principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidados de enfermagem, cronicidades, cardiologia e família. É bacharel em Direito pela Faculdade Farias Brito e regularmente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará.
Maria do Socorro de Sousa, Docente colaborador do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

Possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (2014), mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003), especialização em Administração e Organização de Eventos pela Universidade Estadual do Ceará (2001), especialização em Dinâmicas Grupais na Empresa e Escola pela Universidade de Fortaleza (2000) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983). Desde 1987 é coordenadora pedagógica da OfinArtes - Centro de vivências, ensino e pesquisa educativas. Coordena o GEPAP - Grupo de estudo Pesquisa e Ação Pedagógica. É professora colaboradora do mestrado profissional em Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará, professora convidada da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, convidada da Universidade Vale do Acaraú e participante do NESC - Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará. Possui experiência nas áreas de Saúde e Educação, trabalhando nos seguintes temas: Avaliação educacional, planejamento participativo, metodologias ativas e participativas, formação de professores e currículo.

Márcia Maria Tavares Machado, Pró-Reitora de Extensão Universidade Federal do Ceará
Sanitarista. Pro-reitora de Extensão Universitária da UFC, a partir de novembro de 2012; Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1985), Habilitação/Especialização em Enfermagem em Saúde Pública- UFC (1987), Mestrado em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Comunitária da UFC (1999), Doutorado em Enfermagem em Saúde Comunitária UFC (2006) e Pós-Doutorado na Harvard SchoolofPublic Health (2011). Coordenou o Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Assis Chateaubriand de 1988-1997. Atuou como membro efetivo do Comitê Nacional de Aleitamento Materno (AM) do Ministério da Saúde de 1989-2005. É Professora Adjunta no Doutorado em Associação UFC/UECE/UNIFOR e Mestrado em Saúde Coletiva . Professora da graduação-disciplina Saúde Comunitária (ABS4). Exerceu o cargo de Vice-Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina - UFC(2009-2010).Em Fortaleza é Consultora em Amamentação e nutrição infantil, com vasta experiência em visita domiciliar para auxiliar gestantes e puérperas para o AM. Tutora do PET Saúde e Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária Liga Saude da Família/UFC. Desenvolve diversos projetos de pesquisa na Área Temática: Saúde da Mulher e da Criança, Enfermagem Pediátrica; Nutrição Infantil; Saúde Coletiva e Avaliação de Programas e Serviços em Atenção básica de saúde. Consultora da Rede Norte-Nordeste de Saúde Perinatal, vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. Possui convênios de parceria com pesquisadores do DepartamentofNutrition; SocietyHumanDevelopmentand Health, and Global Health and Police, of Harvard SchoolofPublicHealthl; KarolinskaInstitutet, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de São Paulo (Departamento de Psiquiatria Social, projeto do Milenio). Possuiconvenio de parceria com as UniversidadesAmericanas: Harvard School of Public Health, University of Massachutess (Departament of Nurse) e Northeastern University (Boston, MA). Participou como Coordenadora de estudo multicentrico, com abordagem qualitativa, junto ao Departamento de Nutrição da USP. Publicou mais de 55 artigos em periódicos nacionais e internacionais; co-autora de capítulos de livros. Orientações e co-orientações concluídas: Dois (2) Doutores e doze (12) mestres. Pós-Doutorado na Harvard SchoolofPublic Health (Boston-EUA), Bolsa CAPES, concluído em 2011. Coordenou o CollaborativeCourse Harvard/ Brazil, janeiro de 2013, realizado em Fortaleza-CE, com a participação de 15 pós-graduandos da Harvard SchoolofPublic Health e 15 pos-graduandos de Universidades brasileiras, e avinda de 5 professores da HSPH. Participou como convidada da David Rockfeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) do II Curso de Liderança em Desenvolvimento Infantil, realizado na Harvard, março de 2013. Participou como Assessora para a implantação do Plano Municipal para a Primeira Infância do Município de Fortaleza, aprovado pela Câmara de Vereadores em junho de 2014. Realizou trabalhos de consultoria em Luanda (Angola) em 2012 e Ministrou aulas no Programa de Pós graduação Ciência para o Desenvolvimento, em Praia, Cabo Verde em 2014 e 2015.Membro Consultor do GT de Saúde da Rede Nacional da Primeira Infância.Em 2016 coordenou o Collaborative Field CourseofPublic Health, realizado em parceria com a Harvard SchoolofPublic Health, de 4-21 de janeiro, em Fortaleza,CE.

 

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Como Citar

PESSOA, V. L. M. de P.; SOUSA, M. do S. de; MACHADO, M. M. T. Experiência docente no ensino da disciplina de metodologia da pesquisa qualitativa na pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1295. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1295. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

out. 25, 2017
Palavras-chave:

Experience. Qualitative Research. Graduate Studies. Experiência. Pesquisa Qualitativa. Pós-Graduação.