PERFIL E COMPETÊNCIAS DE SECRETÁRIAS/OS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Esta investigação analisou a atuação das/os secretárias/os dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em relação às demandas da avaliação quadrienal da CAPES visando à qualificação dos processos e práticas gestoras destas colaboradoras para o melhor desempenho administrativo-pedagógico das coordenações, dos corpos docente e discente no processo de avaliação. A metodologia da pesquisa de tipo survey foi exploratório-descritiva, com apoio bibliográfico e documental. Do total de 85 secretárias/os participantes da pesquisa, a maioria é do sexo feminino 58 (68%), predomina a faixa-etária de 30 a 39 anos, a maioria (53%) atua nos PPGs entre 4 a 10 anos, destacando-se quatro secretárias com mais de 20 anos de atuação, ou seja, o tempo de atuação demostra experiência na função. A formação predominante é a graduação em Administração. Mais da metade das participantes busca se se capacitar para atender às exigências da gestão da pós-graduação. Entre as iniciativas de capacitação destaca-se o Fórum de Secretárias/os da Região Sul (FORSEC) e o Encontro Nacional (ENSEC).

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Silvia Adriana da Silva Soares
  • Evaldo Luis Pauly
Biografia
Silvia Adriana da Silva Soares

Graduada em Pedagogia pelo Unilasalle (2011), cursando MBA Gestão Empresarial. Atua como secretária do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle.

Referências

ANDRIETTA, J. M.; MIGUEL, P. A. C. Aplicação do programa Seis Sigma no Brasil: resultados de um levantamento tipo survey exploratório-descritivo e perspectivas para pesquisas futuras. Gestão & Produção, São Carlos/SP, v.14, nº. 2, p. 203-219, 2007.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED. [Correspondência]. Destinatário: Representante do FORSEC Sul. Rio de Janeiro, 23 de março de 2016. Ofício ANPEd nº 013/2016.

_______. [Correspondência]. Destinatário: Silvia Adriana da Silva Soares - Representante do FORSEC Sul. Rio de Janeiro, 29 de março de 2017. E-mail.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Mestrados/Doutorados Reconhecidos. 2014. Disponível em: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesqui sarRegiaoIes&codigoRegiao=4&descricaoRegiao=Sul#. Acesso em: 09 abr. 2014.

_______. História e Missão. Última Atualização: Quarta, 12 Fevereiro 2020 10:53. Disponível em: http://www.capes.gov.br/historia-e-missao. Acesso em: 18 abr. 2014.

_______. Educação Documento de Área e Comissão. 2014. Disponível em: http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/documento-de-area-e-comissao. Acesso em: 04 mai. 2014.

_______. Caracterização do Sistema de avaliação da Pós-Graduação. 2014. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados/91-conteudo-estatico/avaliacao-capes/6871- caracterizacao-do-sistema-de-avaliacao-da-pos-graduacao. Acesso em: 07 de set. 2014.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o Conceito de Competência Construindo o Conceito de Competência. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 5, , p. 183-196, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf. Acesso em: 11 nov. 2018.

FÓRUM SUL DE SECRETÁRIAS(OS). [Correspondência]. Destinatário: Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Região Sul. Florianópolis, 29 de novembro de 2002. Carta.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUTERRES, C. R. J. A Faculdade Interamericana de Educação. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria/RS, n. 19, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5139/3163. Acesso em: 18 abr. 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2016. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 13 mar. 2019.

LE BOTERF, G.. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

_______. Avaliar a competência de um profissional. Três dimensões a explorar. Reflexão RH. Pessoal, junho de 2006. Disponível em: http://www.guyleboterf-conseil.com/Article%20evaluation%20version%20directe%20Pessoal.pdf. Acesso em: 11 nov. 2018.

PORTAL ANPEDSUL. Fórum de Secretários(as) de Programas de Pós-graduação em Educação da Região Sul. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/home.php?link=secretarios&sublink=secretarios. Acesso em: 06 mai. 2014.

SOARES, S. A. da S.; PAULY, E. L. Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação. RBPG, Brasília, v. 12, n. 28, p. 387-410, ago. 2015. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/768/pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DA SILVA SOARES, S. A.; LUIS PAULY, E. PERFIL E COMPETÊNCIAS DE SECRETÁRIAS/OS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–17, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i36.1666. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1666. Acesso em: 22 nov. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

nov. 2, 2020
Palavras-chave:

Secretaria da Pós-Graduação. Avaliação Quadrienal da Pós-graduação. Perfil e competências de secretárias/os.