Mapeamento sobre a metodologia revisão por pares na formação inicial de professores da area de Ciências da Natureza
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Este estudo objetivou investigar aplicações da metodologia Revisão por Pares com a finalidade de analisar a sua importância como uma metodologia ativa na formação inicial de professores da área das Ciências da Natureza. A pesquisa é qualitativa e do tipo exploratória, por ser uma Revisão Sistemática da Literatura, abrangendo o período de 2010 a 2021. Selecionou-se três plataformas de busca, entre elas: a Biblioteca Digital de Dissertações e Teses, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e a Plataforma Sucupira; adotaram-se critérios de inclusão e exclusão, e termos de busca. Analisou-se dez artigos conforme os conjuntos de informações pré-estabelecidos para a pesquisa, como: a descrição das atividades didáticas desenvolvidas; relatos de procedimentos, métodos, pontos positivos e pontos negativos; presença de investigação sobre a percepção do aluno ao receber uma crítica e ser revisor do trabalho do colega; presença de estímulo à reflexão e autocrítica por parte do aluno; relatos sobre o momento de Feedback do professor. A metodologia mostrou ser interativa, motivacional, além de despertar a criticidade, a reflexão e a argumentação. Ademais, serviu como auxílio para o licenciando revisar o conteúdo e, principalmente, preparar o professor em formação inicial para a vida profissional.
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Autores
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Como Citar
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