Socialização profissional docente e traços identitários de professores seniores em um Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
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O objetivo desta comunicação é o de apresentar parte dos resultados de uma tese de doutorado em andamento que tem o objetivo de identificar as representações sobre orientação acadêmica dos orientadores de um Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar a socialização profissional de orientadores e apresenta cunho qualitativo. Para a obtenção de informações, utilizaram-se entrevistas inspiradas no aporte teórico da história oral, as quais foram analisadas com base na metodologia de análise de conteúdo. Até o momento, foram realizadas oito entrevistas. Destas, quatro foram selecionadas para a análise. Os resultados indicam três elementos de tensão no processo de socialização profissional dos docentes entrevistados: i) o nível de conhecimento que o orientador acredita possuir sobre a área; ii) o sentimento de pertencimento ao grupo visado e as relações interpessoais estabelecidas; e iii) as pressões de produtividade e competitividade próprias do campo universitário.
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Autores
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Como Citar
Professores Sêniores, Socialização Profissional, Pós-Graduação, Ensino de Ciências, Traços Identitários
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