Cartografia pedagógica para o ensino da dança na escola: uma proposta interativa para uma prática pedagógica degenerificada

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Resumo

Este estudo apresenta a elaboração e validação de uma cartografia pedagógica interativa que aborda de maneira interdisciplinar e multidimensional a dança, o gênero e a sexualidade na Educação Física escolar. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa oriunda de um recorte da dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física no ano de 2024, desenvolvida em três etapas envolvendo a produção de um recurso educacional. Os resultados apontaram uma validação positiva do produto em análise, relacionada à qualidade do conteúdo, da aparência e estética do material. Assim sendo, esse recurso se manifestou como uma ferramenta que pode fomentar caminhos didáticos degenerificados, auxiliando e motivando as maneiras e possibilidades de abordar a dança enquanto conteúdo pedagógico e curricular nas aulas de Educação Física.

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Autores
Biografia
Eliaquim de Sousa Lima, Secretaria de Educação do estado do Ceará

Mestre em Educação Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Caucaia – CE.

Patricia Ribeiro Feitosa Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Fortaleza – CE.

Nilson Vieira Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Fortaleza – CE.

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Como Citar

LIMA, E. de S.; LIMA, P. R. F.; PINTO, N. V. Cartografia pedagógica para o ensino da dança na escola: : uma proposta interativa para uma prática pedagógica degenerificada. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–20, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2418. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2418. Acesso em: 5 dez. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

ago. 20, 2025
Palavras-chave:

Dança, Diversidade, Educação Física, Gênero, Sexualidade

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