Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu no Brasil, haja vista o expressivo aumento da oferta de cursos de mestrado e doutorado e a evolução dos indicadores de qualidade requeridos pelo Sistema de Avaliação Capes. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar como esse Sistema de Avaliação pode ser utilizado para melhorar o desempenho dos programas de pós-graduação. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa-ação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo, ao longo do ano de 2005. Como resultados, obtiveram-se: a) reorganização da estrutura de pesquisa; b) participação efetiva dos docentes no processo de avaliação; e c) desenvolvimento de uma sistemática de coleta, atualização e controle das informações do programa.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Pós-Graduação. Sistema de Avaliação. Administração. Gestão da Pós-Graduação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.
Além disso, os autores declaram que:
- Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
- O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.