Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre a origem e o processo de criação e desenvolvimento do Portal de Periódicos da Capes e descreve os principais recursos oferecidos pelo Programa no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I) e da pós-graduação brasileira. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o texto analisa o percurso de criação do Portal e a evolução de alguns indicadores utilizados pela Capes na gestão do Programa. Também é abordado o uso do Portal de Periódicos pela comunidade acadêmica brasileira. As conclusões apontam para a necessidade de manutenção e aperfeiçoamento do Portal como instrumento de incentivo à produção científica brasileira e de garantia de sua qualidade por processos comparativos internacionais. O artigo historia e registra a trajetória desse importante instrumento de suporte às atividades de formação de recursos humanos e de C, T & I no Brasil neste primeiro decênio de existência do Portal de Periódicos da Capes e registra seus avanços quali-quantitativos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Elenara Chaves Edler de Almeida
  • Jorge Almeida Guimarães
  • Isabel Teresa Gama Alves
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ALMEIDA, E. C. E. DE; GUIMARÃES, J. A.; ALVES, I. T. G. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 13, 30 nov. 2010.

Seção

Estudos

Publicado:

Nov 30, 2010
Palavras-chave:

Portal de Periódicos. Consórcio de Bibliotecas. Periódicos Eletrônicos. Comunicação Científica.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.