Expansión e internacionalización de lá educación superior em Corea del Sur y BRIC

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumen

Este artículo presenta una análisis de la expansión de la educación superior en la Corea del Sur y en los países que componen los BRIC, destacando uno de los elementos comunes de este proceso: la internacionalización. El objetivo de este trabajo es comprender el desarrollo de estos aspectos en Brasil, colocando el país en el contexto de países que han ampliado enormemente su educación superior y sus economías. El estudio utiliza enfoques cualitativo e cuantitativo, con análisis documental de datos bibliográficos y estadísticos sobre el tema abordado. Mediante la discusión comparativa de la información recopilada, se entiende que a pesar de los diferentes contextos históricos y culturales, estos procesos en el Brasil sufrieron influencias similares y generalmente siguieron los mismos estándares que los otros países encuestados. El Brasil enfrenta desafíos similares a los de India y China en la educación superior. Solamente en China hubo un programa de internacionalización similar al modelo de Ciencia sin Fronteras, el cual es recomendable evaluar sus efectos actuales.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores Biografia
Referências

BANCO MUNDIAL. Data. 2022. Disponível em: https://datos.bancomundial.org/. Acesso em: 16 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Programa Ciência sem Fronteiras, Brasília: MCTI, 2016. Disponível em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/painel-de-controle. Acesso em: 21 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 1.466, de 18 de dezembro de 2012. Institui o Programa Inglês sem Fronteiras. Brasília: Diário Oficial da União, 2012 Disponível em: http://isf.mec.gov.br/images/pdf/portaria_normativa_1466_2012.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt. Brasília: Capes, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/informacoes-internacionais/programa-institucional-de-internacionalizacao-capes-print. Acesso em: 23 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 973, de 14 de novembro de 2014. Institui o Programa Idiomas sem Fronteiras e dá outras Providências. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: http://isf.mec.gov.br/images/pdf/novembro/Portaria_973_Idiomas_sem_Fronteiras.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 13 mar. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 mar. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES. Brasília: Presidência da República, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10260.htm. Acesso em: 13 mar. 2022

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI. Brasília: Presidência da República, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm. Acesso em: 13 mar. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Brasília: Presidência da República, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 13 mar. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 13 mar. 2022.

CARNOY, M. et al. Expansão das universidades em uma economia global em mudança: triunfo dos BRICS?. Brasília: CAPES, 2016.

CHA, Y. K. Coreia do Sul: persiste o dilema humanismo x utilitarismo. In: WERTHEIN, J; CUNHA, C. (org.). Educação e Conhecimento: A experiência dos que avançaram. Brasília: Unesco, Ministério da Educação, p. 49-96, jul., 2004.

CHAVES, V. L. J.; CASTRO, A. M. D. A. Internacionalização da educação superior no Brasil: programas de indução à mobilidade estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 2, n. 1, p. 118-117, jan./abr., 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650540. Acesso em: 23 mar. 2022.

COSTA, D. M.; ZHA, Q. O processo de massificação da educação superior chinesa. Revista de Gestão Universitária na América Latina (GUAL), Florianópolis, p. 134-152, dez., 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/viewFile/1983-4535.2015v8n4p134/30867. Acesso em: 09 jan. 2022.

DEBS, C. E.; HUGUENEY, C. A Internacionalização do ensino superior na China: entre a massificação e a excelência. In: MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES (org.). Mundo afora: políticas de internacionalização de universidades. n. 9. Brasília: MRE, 2012.

DUARTE, C. S. S.; PÁDUA, T. P. A Internacionalização do ensino superior na Índia. In: MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES (org.). Mundo afora: políticas de internacionalização de universidades. n. 9. Brasília: MRE, 2012.

FUJITA, E.; FINK, D. Coreia sem fronteiras – notas sobre a globalização da educação e sinergias para o Brasil. In: MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES (org.). Mundo afora: políticas de internacionalização de universidades. n. 9. Brasília: MRE, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HIPÓLITO, O. A expansão da educação a distância: reflexões sobre políticas públicas e desafios privados. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), 2020. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/A_expansao_da_educacao_a_distancia_oscar_hipolito.pdf. Acesso em: 06 mar. 2022.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL (IIE). Open doors 2019. 2019. Disponível em: https://www.iie.org/Research-and-Insights/Publications/Open-Doors-2019. Acesso em: 19 mar. 2022.

KNIGHT, J. An internationalization model: responding to new realities and challenges. In: WIT, H.; JARAMILLO, I. C.; GACEL-ÁVILA, J.; KNIGHT, J. (eds.). Higher education in latin america: the international dimension. Washington: The World Bank, 2005.

LIMA, M. C.; CONTEL, F. B. Internacionalização da educação superior: nações ativas, nações passivas e a geopolítica do conhecimento. São Paulo: Alameda, 2011.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: E.P.U., 2013.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARRARA, T. Internacionalização da Pós-Graduação: objetivos, formas e avaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), v. 4, p. 245-262, 2008.

MARTINS, C. B. Universidade não pode virar refém de pautas políticas, diz sociólogo. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 19 ago. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/08/universidade-nao-pode-virar-refem-de-pautas-politicas-diz-sociologo.shtml. Acesso em: 09 jan. 2022.

MCMANUS, C.; NOBRE, C. A. Programa brasileiro de mobilidade científica - ciência sem fronteiras - resultados e perspectivas preliminares. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 89, n. 1, p. 773-786, mai., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0001-37652017000200773. Acesso em: 19 mar. 2022.

MORAES, R. A. Educação a distância no Brasil, Rússia e China: rumos para o desenvolvimento e a inovação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas: UNICAMP, v. 19, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654081/21048. Acesso em: 20 mar. 2022.

MORGAN, W. J.; GUILHERME, A. A. Internationalization of Higher Education: some reflections on Russia and China. Educação, Porto Alegre: PUC-RS, v. 40, n. 3, p. 315-323, set./dez., 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84854915006. Acesso em: 15 jan. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). Unesco Institute for Statistics. Data for the Sustainable Development Goals. Global flow of tertiary-level students, 2019. Disponível em: http://uis.unesco.org/en/uis-student-flow. Acesso em: 19 fev. 2022.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Education at a glance 2019: OECD indicators. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2019_f8d7880d-en. Acesso em: 19 fev. 2022.

PARANHOS, C. A. R.; SÁ, A. S. C. Programas de internacionalização do ensino na Rússia. In: MINISTÉRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (org.). Mundo afora: políticas de internacionalização de universidades. n. 9. Brasília: MRE, 2012.

REVISTA BRITISH COUNCIL. Estratégias e avanços no caminho da internacionalização. A força do planejamento: universidades traçam caminhos para ampliar processo de internacionalização. British Council, Brasília, p. 14-19, 2019.

SCHWARTZMAN, S. Demanda e política pública para o ensino superior nos BRICS. Cad. CRH, Salvador, v. 28, n. 74, mai./ago., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-49792015000200267&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 13 fev. 2022.

VIEIRA, M.; MACIEL, A. Programa de internacionalização do ensino superior nos Estados Unidos. In: MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES (org.). Mundo afora: políticas de internacionalização de universidades. n. 9. Brasília: MRE, 2012.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Cómo citar

CHAVES, G. M. N.; ROCHA NETO, I. Expansión e internacionalización de lá educación superior em Corea del Sur y BRIC. Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–28, 2023. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1876. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1876. Acesso em: 23 nov. 2024.

Sección

Artigos

Publicado:

ago 28, 2023
Palabras clave:

Higher Education, Internationalization, South Korea, BRIC, Science without Borders Educación Universitaria, Internacionalización, Corea del Sur, BRIC, Ciencia sin Fronteras Educação Superior, Internacionalização, Coreia do Sul, BRIC, Ciência sem Fronteiras

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.