Programas de pós-graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária?

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O texto aborda os resultados de uma pesquisa realizada junto a professores-pesquisadores, coordenadores de programas de pós-graduação (PPG) em Educação de duas universidades públicas brasileiras, que procurou compreender como os PPGs da área da Educação acolhem docentes com formação em campos científicos distintos e se as questões da docência na educação superior fazem parte das preocupações desses programas. Os dados indicaram que a representação de docência universitária compartilhada pelos participantes vincula o ensino à pesquisa, entretanto, os saberes pedagógicos são expressos mediante formulações genéricas. A pós-graduação stricto sensu é percebida como o lugar privilegiado para a formação do docente universitário; todavia, os coordenadores reconhecem que os programas concentram sua atenção na formação do pesquisador, consoante as práticas reguladoras da Capes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Sandra Regina Soares Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Maria Isabel da Cunha Unisinos
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. da. Programas de pós-graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária?. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 14, 2010. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.18. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/18. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 31, 2010
Palavras-chave:

Docência Universitária. Formação de Professor. Programas de Pós-Graduação em Educação University Teachnig. Professor’s Formation. Graduate Programs in Education. Docencia Universitaria. Formación de Profesor. Planes de Posgrado en Educación.