O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD na visão dos avaliadores de projetos

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo teve como propósito apresentar e analisar as percepções, as críticas e as sugestões dos consultores que participaram de processos avaliativos no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), tanto na submissão de propostas quanto na avaliação intermediária dos projetos em andamento, visando contribuir para o aprimoramento do programa. A pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa foi realizada mediante consulta, por correio eletrônico, enviada aos integrantes da comissão de avaliação de projetos Procad. O questionário foi composto por 15 quesitos de natureza qualitativa, abrangendo 13 questões fechadas e duas abertas, relativas aos objetivos e às características do programa. Com base neste estudo, foi possível compreender que a institucionalização de um sistema de avaliação contínua para o Procad poderia contribuir para o aprimoramento do programa e para a criação de novas ações voltadas ao desenvolvimento da pós-graduação. A implantação de medidas aqui sugeridas também proporcionaria melhorias ao Procad. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Elci Vieira de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ivan Rocha Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Biografia
Elci Vieira de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Mestre, Ciências Ambientais (Política e Gestão em Ciência e Tecnologia), Universidade de Brasília - Unb, Doutoranda em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Analista em Ciência e Tecnologia, CAPES.
Ivan Rocha Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutor, Eletrônica, University of Kent at Canterbury (Reino Unido), docente colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MOURA, E. V. DE; ROCHA NETO, I. O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD na visão dos avaliadores de projetos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 29, 6 jun. 2016.

Seção

Estudos

Publicado:

Jun 6, 2016
Palavras-chave:

Avaliação. Capes. Cooperação Acadêmica. Procad.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.