Formação docente na pós-graduação stricto sensu: experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este trabalho aborda a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem por objetivo caracterizar ações voltadas à formação docente circunscritas à pós-graduação stricto sensu desta universidade.  Discute experiências do Curso de Iniciação à Docência e dos Estágios em Docência, constituintes do Programa de Assistência à Docência na Graduação (PADG), como política institucionalizada para cumprimento do objetivo de capacitar docentes para o ensino de graduação e de pós-graduação, além de se reportar às experiências de articulação entre Graduação e Pós-Graduação nesta instituição de ensino. Por fim, acena para os desafios no tocante à dimensão de formação para a docência universitária na pós-graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN)
  • Fernanda Nervo Raffin Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN)
  • Liliane dos Santos Gutierre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alcio Farias de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Biografia
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN)
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) no Centro de Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Assessora pedagógica da Coordenadoria de Formação para  Docência da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Pesquisa na área de educação com ênfase em educação especial
Fernanda Nervo Raffin, Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN)
Fernanda Nervo Raffin, doutora em Tecnologia Farmacêutica e Biofarmácia - Université de Montpellier I, Diplome dEtudes Approfondies (D E A) Interface Química Biologia - Université de Montpellier I, graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Coordenou a implantação do sistema de garantia da qualidade e o setor de pesquisa e desenvolvimento do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos da UFRN - NUPLAM. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRN (1999-2002) e do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos em rede UFRN-UFPB-UFC-UFRPE, além de Pró-Reitora Adjunta de Pós-graduação desde 2008. E-mail: feraffin@ufrnet.br
Liliane dos Santos Gutierre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professora Adjunto III do Departamento de Matemática da UFRN, Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN (PPGECNM), Coordenadora do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN (GPEP), Membro da Coordenadoria de Formação para Docência da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG/UFRN). E-mail: lilianegutierre@gmail.com
Alcio Farias de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Alcio Farias de Azevedo, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialização em Educação Infantil e Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Ciências Contábeis e Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Técnico em Assuntos Educacionais atuando na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN. Membro da Coordenadoria de Formação para Docência da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG/UFRN).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MAGALHÃES, R. DE C. B. P.; RAFFIN, F. N.; GUTIERRE, L. DOS S.; DE AZEVEDO, A. F. Formação docente na pós-graduação stricto sensu: experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 31, 17 fev. 2017.

Seção

Experiências

Publicado:

Fev 17, 2017
Palavras-chave:

Formação Docente. Pós-Graduação. Estágio.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.