O programa de editoração científica CNPq/CAPES e seu potencial diante do movimento Ciência Aberta: considerações sobre fomento científico com base em um estudo do edital 18/2018

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Resumo

Este estudo verifica como se dá a distribuição dos recursos do programa de apoio à editoração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em uma de suas edições anuais, a Chamada nº 18 de2018. Questiona-se: como o Programa de Apoio à Editoração Científica pode se aprimorar enquanto alternativa de fomento científico na perspectiva da ciência aberta? Busca-se evidenciar a importância desse programa em paralelo com os princípios da ciência aberta. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que utiliza técnicas de levantamento documental e coleta de dados em documentos institucionais norteadores do CNPq/CAPES e preenchimento de formulário para organização das informações. Observam-se como principais resultados: (a) são contemplados 193 periódicos de 54 áreas/ciências que integram nove grandes áreas do conhecimento; (b) a distribuição de recursos é variada – as Ciências Agrárias e as Ciências da Saúde são as mais beneficiadas, enquanto as áreas de Ciências Sociais Aplicadas receberam a menor quantia de recursos; (c) 191 periódicos são de acesso aberto, 39 cobram algum tipo de taxa e 154 são gratuitos. Destaca-se a importância do Programa de Apoio à Editoração Científica por fomentar ações que legitimam as perspectivas da ciência aberta. Para que tal política de democratização do conhecimento obtenha maior abrangência, sugere-se que a distribuição dos benefícios se volte às revistas que não cobrem nenhum tipo de taxa aos leitores e autores e que estejam filiadas a editoras e instituições públicas.

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Autores
  • Ketlen Stueber Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria do Rocio Fontoura Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Biografia
Ketlen Stueber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC–UFRGS) – Porto Alegre – RS.

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Como Citar

STUEBER, K.; TEIXEIRA, M. do R. F. O programa de editoração científica CNPq/CAPES e seu potencial diante do movimento Ciência Aberta: : considerações sobre fomento científico com base em um estudo do edital 18/2018. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–31, 2024. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.1843. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1843. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

out. 31, 2024
Palavras-chave:

Democratização do conhecimento, Ciência aberta, Periódicos científicos, Programa de apoio à editoração

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